Fernando Leite, selecionador nacional de polo aquático, está em Moçambique a desenvolver uma ação de formação, ao abrigo de um projeto de cooperação entre a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Federação Moçambicana de Natação (FMN). Entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março, o técnico orientar os treinos de uma equipa que irá participar num torneio na África do Sul em abril.
Paralelamente são desenvolvidas algumas ações de formação direcionadas aos professores das escolas de atividades aquáticas e a potenciais treinadores de polo aquático.
«Uma experiência de aprendizagem para mim poder transmitir conhecimentos na área do polo e das escolas. Encontrei um grupo de pessoas motivadas e com vontade de desenvolver a modalidade em Moçambique. Espero poder ajudar e contribuir para este projeto», revela Fernando Leite.
«Proporcionou-se também poder transmitir aos professores das escolas de Maputo uma abordagem do modelo multidisciplinar da FPN implantado no Portugal a Nadar. Um país como Moçambique, com uma costa marítima tão grande e com tantos lagos e rios, o ensino aquático é uma questão de prioridade e uma ferramenta que pode salvar muitas vidas e proporcionar um desenvolvimento dos jovens mais completo», acrescenta o técnico.
«Quero deixar aqui o registo de duas pessoas que são pilares nesta cooperação: Mamede Loonat, um apaixonado e dinamizador do polo aquático local, e Sérgio Esteves, olímpico de Portugal em Seoul 1988, um defensor de um ensino holístico nas escolas de atividades aquáticas a viver no país», reforça Fernando Leite.