No ano em que o Programa Portugal a Nadar (PAN) cumpre o seu sétimo ano de implementação, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) informa que irá realizar algumas alterações e melhorias a serem já aplicadas durante o mês de março de 2022.
Estas alterações pretendem dar continuidade ao desenvolvimento do programa, como mecanismo de apoio ao desenvolvimento da natação, enquanto modalidade desportiva.
Nesse sentido, destacamos: A inclusão de mais dois elementos na equipa de consultores pedagógicos que darão apoio direto aos Cadernos Pedagógicos (CP) das Escolas de Atividades Aquáticas (EAA) e a implementação de um Modelo Multidisciplinar (MM). A equipa ficará assim constituída por: Daniel Marinho (CP), Fernando Leite (MM), Marta Martins (MM), Nuno Batalha (CP), Pedro Morouço (CP) e Tiago Barbosa (CP).
A formação para os técnicos continuará alinhada com o processo de certificação, no sentido de garantir uma formação contínua para todos, bem como a renovação das metodologias e implementação das melhores práticas.
Dentro da parceria realizada entre a FPN e Portugal Aquatraining, serão promovidos três encontros nacionais direcionados para a formação especializada no exercício vertical na água.
A certificação de clubes a nível formador, nacional e internacional a toda a estrutura vertical da Natação portuguesa, desde as escolas de atividades aquáticas ao alto rendimento desportivo. Um modelo de convergência direcionado para a promoção e orientação do talento desportivo nas diferentes disciplinas da FPN.
A validação do processo de Certificação PAN FPN 2021 pela SGS.
O Software PAN, uma Ferramenta Digital de Apoio à Gestão das Escolas de Atividades Aquáticas.
De salientar ainda o II Encontro Nacional Escolas de Atividades Aquáticas PAN, que se realizará no próximo dia 24 de fevereiro pelas 19h00.
MAIS INFORMAÇÃO: portugalanadar@fpnatacao.pt