Apresentação pública do PAR: princípios gerais e objetivos

Image

Decorreu no passado sábado, dia 22 de janeiro, no auditório do Centro de alto Rendimento do Jamor a apresentação Pública dos Planos de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Nesse encontro, em simultânea via Zoom, foram definidos os objetivos para o ciclo que culminará em 2024 e elencados os princípios gerais que deverão nortear todos os planos.

Numa perspetiva de criar uma dinâmica transversal em todas as disciplinas, a presentação ficou a cargo do diretor desportivo José Machado e contou com a presença do vice-presidente com o pelouro do alto rendimento desportivo o professor Rui Sardinha.

Em relação aos objetivos foi assumido: Consolidação dos resultados alcançados até aqui e pela necessária ascensão aos patamares de notoriedade de cada uma das disciplinas; Melhoria das classificações de Tóquio nas disciplinas Olímpicas; Participação Olímpica na Natação Artística; e presença na fase final dos Europeus Absolutos em 2024 no caso do Pólo Aquático.

A estratégia passa por criar condições de máxima eficácia; Identificando todos os elementos com potencial para alcançar os objetivos referidos; Centralizando os meios de preparação nas disciplinas onde seja possível; Promover a interação com os clubes nos casos das disciplinas onde não seja possível centralizar o processo de preparação; Captar parceiros para melhorar a oferta de preparação no alto rendimento; Melhorar as valências de apoio aos atletas de Alto Rendimento; Definir de forma clara os critérios de acesso aos referidos apoios.

No fundo, "concentrar os meios disponíveis e coloca-los à disposição daqueles que deles precisam e ao mesmo tempo melhor proveito poderão tirar deles. Falou-se ainda do adiamento do Campeonato do Mundo e dos eventuais ajustes a realizar nos planos que contemplavam a participação na prova", conclui José Machado.

Em termos específicos:

Natação adaptada – Três grandes Competições – Jogos Surdolímpicos (Campinas – Brasil) 1 a 15 de maio; 12 a 18 de junho Funchal e 15 a 23 de outubro – Albufeira.

Natação Artística – Foi referido o objetivo central que passa pela qualificação do dueto para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a restruturação do programa de preparação face aos novos dados disponíveis.

Pólo Aquático – Foi explicada a opção pela participação apenas da Equipa feminina na qualificação para o Europeu e qual a estratégia prevista para tentar atingir a qualificação para o europeu em 2024 e para as equipas de formação durante este ciclo.

Águas Abertas – Estão neste momento dois nadadores enquadrados no nível de apoio à qualificação do COP e pretende-se que o programa de preparação possa ser realizado por mais dois nadadores de modo a conseguir cumprir a meta da qualificação Olímpica nos dois géneros mesmo sabendo que a cota de participantes diminuirá para 22.

Natação pura - Apresentaram-se as grelhas de acesso à preparação Olímpica acordadas com o COP e a estratégia definida pelo Treinador Nacional Alberto Silva para esta primeira parte do Ciclo definindo-se a competição alvo, O Campeonato europeu Absoluto de Roma em Agosto; Apresentou-se um programa especial para os nadadores que se apurem para esta competição integrados no CAR Jamor e restantes desde que mereça a concordância dos técnicos envolvidos e não interfiram nos planos individuais dos atletas abrangidos pelos programas de preparação Olímpica ou Esperanças Olímpicas. Estabeleceram-se igualmente os critérios específicos para a participação da estafeta nos Campeonatos Europeus como primeira etapa visando a qualificação para os JO Paris 2024

:::::