Apresentação da obra «Tóquio 2020. Desporto, Arte e Cultura: A Viagem Performativa»

Image

A Federação Portuguesa de Natação (FPN), em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), apresenta a obra de arte pública Tóquio 2020. Desporto, Arte e Cultura: A Viagem Performativa e o respetivo livro amanhã, quarta-feira, dia 19 de janeiro, pelas 17h30, no Museu do Oriente, em Lisboa.

O projeto artístico, que se realizou em quatro anos, procura celebrar em vários momentos os valores do olimpismo. A peça foi sendo revelada progressivamente, sobretudo com a edição de art prints, simbolizando, por sua vez, os preparativos dos atletas e equipas nos caminhos até aos Jogos Tóquio 2020.

Segundo o seu autor Mário Vitória, a obra, que ficará exposta até 7 de fevereiro no Museu do Oriente, “guiou-se na celebração do espírito Olímpico, nomeadamente o da natação, retratando essencialmente o êxtase dos jogos e a amizade ancestral que existe entre a cultura japonesa e a cultura portuguesa”.

O livro, que aborda temas como “A Língua Portuguesa como Metalíngua e Língua de Interculturalidade no Oriente: O Caso do Japão”; “Mergulho de uma amizade ancestral na celebração Olímpica”; “Pintura, pensamento, processo e celebração”; “Mergulhos nas Histórias”; “Sobre o Japão”; “Exercício da Memória”; “Apontamentos Biográficos dos Nadadores JO e JP - 1964 Vs 2020”; contou com a colaboração de Jorge Bento, Carlos Assunção, Mário Vitória, António Silva, José Manuel Constantino, José Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Laura Castro, Fernando A.B. Pereira e Carlos Raposo, numa edição de Jorge Olímpio Bento e co-edição de Carlos Alberto Sequeira, Carlos Assunção e António José Silva.

:::