Com as duas provas ganhas pelos alemães, os nadadores portugueses conseguiram estar quase sempre nos grupos da frente, em ambas as provas, do FINA/CNGS Marathon Swim World Series 2021, em Abu Dhabi.
No arranque da prova masculina de 10km, Diogo Cardoso e Tiago Campos começaram muito bem e estiveram quase sempre no grupo que liderava a competição. Nos últimos quilómetros, Diogo Cardoso acabou por ficar para trás terminando um pouco abaixo do meio da tabela classificativa, na 38.ª posição, com 1:51:10.1, a três minutos do vencedor. Já Tiago Campos, que se manteve entre os nadadores mais fortes, terminou a prova em 1:48:51.6, no 20.º lugar, a apenas quarenta e dois segundos do primeiro classificado.
Na prova feminina, onde Portugal esteve representado por Angélica André e Mafalda Rosa, o arranque para os 10km foi forte mas as nadadoras portuguesas conseguiram estar sempre no grupo da frente. No final, Angélica André terminou no décimo quarto lugar, com 1:59:24.6, a apenas um minuto e sete segundos da alemã Leonie Beck. Mafalda Rosa concluiu a prova um pouco mais atrás, em 23.º, com 2:00:44.1, a 2:27.1 da vencedora.
No final, o Diretor Técnico Nacional considera o resultado “muito positivo”. Daniel Viegas congratula-se com o facto dos nadadores terem sido “muito competitivos, realçando a classificação de Angélica André que conseguiu ficar dentro dos 16 primeiras, numa prova onde as seleções mais fortes, como França ou Itália, vieram com muitos nadadores para conseguir o apuramento para o mundial.” Acrescentado que “foram muito boas estas classificações. Há uns anos tínhamos muitas dificuldades para ficar na primeira metade e agora, Portugal, está sólido do meio para a frente do pelotão.”
Todos os resultados estão disponiveis em: http://fina.microplustiming.com/finaow2021-abudhabi/