Aos 33 anos, o atleta do Galitos/Bresimar põe um ponto final na carreira de nadador de alto rendimento no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta, que se realiza em Leiria.
Diogo Carvalho é um dos nomes incontornáveis na disciplina de Natação Pura.
O seu percurso competitivo teve início na época 2000/2001 no Campeonato Nacional de Infantis. Durante 20 anos, o nadador do Galitos/Bresimar tornou-se a ser o mais internacional de sempre, representando Portugal em 85 ocasiões. Em 2013 e 2015, Diogo Carvalho trouxe para casa a medalha de bronze na prova de 200m Estilos nos Europeus de Piscina Curta.
Mas o curriculum do aveirense não fica por aqui. Além da participação em três Jogos Olímpicos (Pequim 2008; Londres 2012 e Rio 2016), esteve ainda presente em 16 Campeonatos da Europa (10 em Piscina Curta e 6 em Piscina Longa) e em 12 Campeonatos do Mundo (6 em Piscina Curta e 6 em Piscina Longa).
Ao longo de duas décadas conquistou 78 títulos de Campeão Nacional e bateu 127 recordes nacionais (101 em provas individuais e 26 em provas de Estafetas).
Antes do arranque da última sessão do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta, a FPN fez questão de enaltecer o percurso de Diogo Carvalho, naquela que será a sua última participação em provas oficiais.
O Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva afirma que esta é “uma singela e muito sentida homenagem a um dos maiores nomes da natação portuguesa e a quem tanto fez em prol da modalidade, nos mais variados palcos internacionais onde competiu”.