No primeiro dia do Campeonato da Europa DSISO em Piscina Curta, que se realiza em Ferrara (Itália), os nadadores portugueses conquistaram oito medalhas e bateram três recordes nacionais.
Vicente Pereira foi o primeiro nadador luso a competir e a tornar-se Campeão da Europa na prova de 25m Bruços.
Seguiram-se os 200m Livres e Portugal apresentou-se com três nadadores: José Ribeiro, que terminou o distância no nono lugar; Diogo Matos que concluiu a prova na sétima posição e André Almeida que conquistou a medalha de Prata e bateu o recorde nacional com 2:39.83, menos 9.52 que a anterior marca.
Nos 100m Bruços, João Vaz foi vice-Campeão da Europa e tirou 1.06 ao máximo de Portugal ao terminar 1:28.90. Na mesma prova, José Vieira ficou em quarto, Diogo Matos em quinto, Diogo Rêgo em décimo e Rui Pestana em décimo terceiro.
Filipe Santos e André Almeida conquistaram o Bronze nas provas de 200m Mariposa e 50m Costas, respetivamente. Nos 1500m Livres, Francisco Montes e José Ribeiro conquistaram os dois primeiros lugares do pódio.
A terminar o primeiro dia de competições André Almeida, João Vaz, Vicente Pereira e Filipe Santos conquistaram a medalha de Ouro na prova de estafetas 4x50m Estilos e bateram o recorde nacional com 2:28.31.
O Campeonato da Europa DSISO de Piscina Curta, onde Portugal está representado com 10 nadadores, realiza-se na Cidade de Ferrara, em Itália, até ao próximo dia 10 de outubro e insere-se no primeiro Open Europe Trigames 2021.
Os resultados estão disponíveis em: http://www.fidalservizi.it/risultati/2021/TRIGAMES_SWIMMING_2021/RESULTSBYDAY1.htm