No final da II Convenção Portugal a Nadar, que se realizou este domingo no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, a Federação Portuguesa de Natação, distinguiu cinquenta e cinco escolas de natação e sete clubes com o certificado “Portugal a Nadar”, com destaque para o Sporting Clube de Portugal, que se tornou o primeiro clube português a ser galardoado, internacionalmente, na disciplina de Natação Pura.
No início da sessão da vespertina, Marta Martins abordou o tema relacionado com o “Modelo de Implementação de Natação Artística nas Escolas de Natação” onde apresentou alguns indicadores dos níveis de certificação e de que forma são integrados os conteúdos da disciplina, tendo em conta os manuais de referência da FPN.
Dentro da mesma temática, mas direcionada para o Polo Aquático, Fernando Leite, explicou os projetos “Bola na Água” e “Mini Polo”, que fornecem aos mais novos um primeiro contacto com a única disciplina coletiva da Federação Portuguesa de Natação.
Jorge Campaniço apresentou o modelo de competências aquáticas, marítimas e de sobrevivência aquática no 1.º ciclo do Ensino Básico, com a apresentação de resultados concretos resultantes do acompanhamento de alguns alunos. Seguiu-se um Painel onde Pedro Lopes, do Desportivo Náutico da Marinha Grande, Rita Fernandes, do Futebol Clube do Porto e Rodolfo Pinto, da Escola Municipal de Natação de Estarreja, apresentaram os principais dados relativos ao ensino da modalidade, bem como o processo de certificação das escolas de natação.
A finalizar a fase de apresentações e debate, o auditor João Graça apresentou os indicadores de Benchmarking do Programa “Portugal a Nadar”.