Catarina Monteiro compete na ISL na próxima época

Image

A nadadora portuguesa vai representar a equipa americana New York Breakers  e tornando-se na primeira portuguesa a participar na International Swimming League (ISL).

Apesar de ter ficado muito perto de ser selecionada na época passada, Catarina Monteiro não desistiu e voltou a inscrever-se este ano: “Tentei ver quais eram as equipas que não tinham atletas de 200m Mariposa e arrisquei, mandei mensagem com os meus tempos, diretamente para as equipas. Nós somos um país pequeno e no draft era difícil encontrarem-me (num universo de 900 inscritos). Eu acho fundamental, para evoluirmos, termos de começar a aparecer um bocadinho mais no mundo da natação.”

A nadadora olímpica de 27 anos considera que esta participação na liga profissional é “uma experiencia única, vou crescer, aprender muito e espero tornar-me uma nadadora melhor”, e acrescenta “poder treinar e competir ao lado dos melhores atletas do mundo para mim é fundamental. Aos 27 anos ainda tenho muito para crescer e evoluir... começar o ciclo (olímpico) para Paris assim é fantástico.”

Apesar deste novo passo, Catarina continua empenhada em representar Portugal internacionalmente: “O plano foi ligeiramente alterado uma vez que temos o campeonato do mundo de piscina curta em dezembro, o meu foco vai continuar a ser esse na primeira parte da época, mas vou disfrutar muito e aproveitar para aprender.”

“Gostava muito, de alguma forma, servir de exemplo para os mais novos e mostrar que é possível... é preciso trabalhar e acreditar! Ao mesmo tempo é necessário mostrar o nosso trabalho. Se não tivesse enviado mensagens para as equipas, se não tivesse arriscado provavelmente não tinha sido chamada. O draft tinha 900 nadadores, logo é difícil chegar a todos... arrisquei! O “não” era garantido.”