Na estreia numa edição dos Jogos Olímpicos, o nadador partiu muito bem para os 200m Estilos e a 50m do final, Gabriel Lopes ocupava a primeira posição. Apesar de ter sido alcançado pelos adversários, terminou no sétimo lugar da quarta série de apuramento e na vigésima primeira posição da geral com 1:58.56, tempo que lhe rendeu uma nova marca pessoal.
Alexis Santos competiu na sexta e última série da eliminatórias dos 200m Estilos e apesar de ter conseguido uma primeira metade muito boa, o português terminou a competição na oitava posição com 1:59.32, vigésimo oitavo da geral.
A participação portuguesa na manhã desta quarta-feira arrancou com Francisco Santos, ao competir na terceira série das eliminatórias dos 200m Costas, que terminou no sexto lugar com 1:58.58, equivalendo à vigésima segunda posição da classificação geral. Além deste resultado, o nadador despede-se de Tóquio com um novo recorde nacional nos 100m Costas, ao percorrer a distância em 54.35.
Amanhã, quinta-feira, a primeira nadadora portuguesa a conseguir dois mínimos A de apuramento ao Jogos Olímpicos, Tamila Holub, fecha a participação lusa no Centro Aquático de Tóquio às 11h10, com a participação na segunda série dos 800m Livres.
As provas são transmitidas no segundo canal da RTP.