O Campeonato da Europa de Polo Aquático Sub-15 masculino, que decorre de 4 a 11 de julho nas Piscinas Municipais de Loulé, recebeu esta quarta-feira os jogos Grécia-França, Malta-Georgia, Montenegro-Turquia, Sérvia-Portugal, Itália-Polónia e Croácia-Roménia.
No jogo entre Sérvia e Portugal, a equipa lusa teve muitas dificuldade em segurar o jogo dos sérvios que concluíram a primeira parte a vencer por 9-1. Seguiram-se mais oito minutos de grande desequilíbrio onde a equipa das quinas fazia tudo para contrariar o nível, claramente superior, da equipa Sérvia que terminou a primeira metade do jogo a vencer por 17-2. No terceiro período, o resultado foi aumentando para o lado sérvio até aos 25-2 e até aos 33-2 no final do encontro.
A fase de grupos ficou concluída esta quarta-feira com o Grécia-França. Os gregos chegaram a este jogo só com vitórias e focados em manter a eficácia, chegando ao final dos oitos minutos iniciais a vencer por 5-1. Na segunda parte, a equipa francesa entrou mais focada e levou o resultado até aos 7-4. No terceiro período, a Grécia entrou demolidora e dobrou o número de golos marcados, acabando o parcial nos 14-5. No quarto tempo, a equipa francesa acusava um grande desgaste e mostrava-se incapaz de segurar os ataques adversários, que concretizou em golo por cinco vezes, fechando o jogo em 19-6.
Seguiu-se o Malta-Geórgia, com a equipa maltesa a entrar melhor no jogo estando mesmo a vencer por quatro bolas a zero. Mas a equipa da Geórgia conseguiu dar a volta e encurtar a desvantagem até aos 4-3, resultado no final do primeiro período. Seguiu-se uma segunda parte onde a seleção de Malta repôs a vantagem e terminou vencer por 8-4. No terceiro tempo, a equipa georgiana continuava sem argumento para estancar a ofensiva adversária que elevou a contagem até ao 14-5. O último período foi o culminar da superioridade da seleção maltesa que terminou o encontro nos 21-8.
Pela primeira vez neste Campeonato da Europa de Polo Aquático Sub-15, a partida entre o Montenegro e a Turquia foi decidida na marcação grandes penalidades.
O primeiro período começou melhor para a equipa turca, no entanto a vantagem foi eliminada pelo Montenegro que terminou a vencer por 3-1 e continuou no parcial seguinte que fechou com 6-3 no marcador. A Turquia entrou para a terceira parte determinada em dar a volta ao resultado e acabou mesmo por conseguir terminar na frente por 8-7. O quarto período terminou empatado a 10 e foi na conversão de grandes penalidades que a equipa turca saiu vitoriosa com cinco golos marcados e quatro sofridos deixando o resultado final em 14-15.
No Itália-Polónia, foram os polacos a inaugurar o marcador mas a Squadra Azzura não só anulou a pequena vantagem como passou a liderar o marcador, com 4-1 no final da primeira parte. Seguiu-se um segundo tempo onde a Polónia tentou reduzir a diferença mas acabou por ser incapaz de anular os 5-3 no final do parcial. No terceiro período, os italianos foram implacáveis e aumentaram o resultado até aos 10-3. O último tempo trouxe uma polónia fragilizada na defesa e foi sem surpresa que o jogo terminou com 17-3 no marcador.
A encerrar o quarto dia de competição, um duelo entre países dos Balcãs com a Croácia a defrontar a Roménia. Os croatas entraram fortes e foi com alguma naturalidade que chegaram ao final do primeiro período a ganhar por 5-1. No segundo tempo a Roménia cresceu e lutou para reduzir a diferença mas do outro lado estava uma equipa croata decidida a não facilitar e levando o resultado até aos 8-3. Seguiu-se uma segunda metade com a Croácia a eficácia na concretização até aos 11-3. O quarto período foi a confirmação da superioridade croata que terminou o jogo a vencer por 16-5.
Os jogos são transmitidos, em direto, por streaming, em: http://www.len.eu
As fotografias da competição estão disponíveis em: https://federacaoportuguesadenatacao.pixieset.com