Inicialmente prevista para a cidade japonesa de Fukuoka, a Federação Internacional de Natação (FINA), reconhecendo a capacidade organizativa da Federação Portuguesa de Natação, fez com que a realização da última prova de apuramento olímpico recaísse sobre a cidade de Setúbal.
Contrariamente ao que aconteceu na qualificação olímpica de 2012 e 2016, as regras de segurança sanitária obrigam a que, pela primeira vez, não haja publico a assistir à prova de 10 km em Águas Abertas FINA Marathon Swim Qualifier, que se realiza já no próximo fim de semana, dias 19 e 20 de junho.
Nesta competição, Portugal participa com quatro nadadores, dois masculinos (Tiago Campos e Diogo Cardoso) e dois femininos (Angélica André e Mafalda Rosa).
Dos 110 atletas presentes em Setúbal, em representação de 45 países, saem da prova sadina apenas 30 nadadores apurados, 15 masculinos e 15 femininos. Este grupo junta-se aos 10 nadadores de cada um dos géneros, cuja participação nos Jogos está assegurada.
Independentemente do número de participantes, cada um dos países só pode apurar um nadador masculino e outro feminino.
Na eventualidade da temperatura da água estar abaixo dos 18 graus, os participantes são obrigados a utilizar fato isotérmico durante a competição. Esta é uma prova que se espera dinâmica devido as características muito particulares do estuário do Sado, que variam entre as correntes marítimas e o vento.
As duas provas da FINA Olympic Marathon Swim Qualifier, tem transmissão em direto, na Sport TV 2 (sábado), na Sport TV 3 (domingo), e por streaming na página da FINA no Youtube.