Susana Veiga juntou ao titulo de Vice-Campeã do Mundo o de Campeã da Europa nos 50m Livres S9 e estabeleceu um novo recorde da europa com 28.85.
Marco Meneses fechou a participação portuguesa com a prova de 400m Livres S11 conquistando o quarto lugar com 4:56.01, menos três segundos e sessenta e três centésimos que a anterior marca.
À exceção de Daniel Videira e David Grachat, todos os restantes elementos da equipa portuguesa competiram no último dia do Campeonato da Europa de Natação Adaptada, que se realiza no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.
No início da manhã, Diogo Cancela foi o primeiro a competir. O nadador terminou a eliminatória dos 100m Bruços SB8, no décimo lugar com 1:22.79. Pouco depois, Ivo Rocha nadou os 100m Livres S5 em 1:31.30, concluindo a prova em nono lugar.
A competição de 50m Livres S9 contou com a participação de três nadadores portugueses. Na prova masculina, Gino Caetano participou na primeira série dos 50m Livres S9 terminando a fase de qualificação no quinto lugar. Nas provas femininas, além de Susana Veiga, também Renata Pinto competiu nos 50m Livres S9 terminando na décima primeira posição.
Para Daniel Viegas, Diretor Técnico Nacional “o balanço é positivo, depois de um período sem grandes competições internacionais, os nossos nadadores apresentaram-se ao mais alto nível chegando à final na maioria das provas e conquistando um grande números de recordes nacionais e pessoais. Os números são favoráveis, há muitos anos que não temos uma Campeã da Europa. Destacar a boa prestação dos jovens nadadores como o Marco Meneses e o Diogo Cancela”. O Diretor Técnico Nacional considera que o Europeu foi uma boa preparação para os Jogos salientando que “Ainda aguardamos pelos rankings do IPC para definir quais nadadores presentes em Tóquio“
Portugal despede-se do Europeu com uma medalha de ouro, uma medalha de prata, uma medalha de bronze, um recorde da europa, catorze recordes nacionais e dezanove finais.
Todos os resultados através do link: