Alexis Santos bate recorde nacional na Hungria

Image

O nadador português estreou-se no Campeonato da Europa de Piscina Longa, em Budapeste, com o tempo de 25.28, estabelecendo assim um novo recorde nacional nos 50m Costas.

Esta marca deu a Alexis Santos o acesso às semifinais, onde o Russo Kliment Kolesnikov bateu o recorde do Mundo com 23.93, tirando sete centésimos à anterior marca que já lhe pertencia. Já o nadador do Sporting Clube de Portugal terminou a prova em 25.40, um tempo insuficiente para avançar para a final.

Também nos 50m Costas, Francisco Santos juntou-se a Aléxis na representação lusa, mas acabou por ficar na fase das eliminatórias com o tempo de 25.91.

Nos 100m Mariposa, Catarina Monteiro competiu na série quatro e o 1:00.83 não conseguiu garantir a presença na semifinal tal como Francisco Quintas na prova de 100m Bruços com 1:01.87.

Na competição de 800m Livres, Tamila Holub e Diana Durães conquistaram o décimo e décimo primeiro lugar com 8:41.91 e 8:44.81, respetivamente, entre vinte e oito participantes.

Perto do final da manhã, a equipa portuguesa competiu na prova de estafetas 4X100m Livres com Miguel Nascimento, Diogo Carvalho, Aléxis Santos e Francisco Santos, mas os 3:28.52 não chegaram para o quarteto ter acesso à final.

Esta terça-feira, o segundo dia de competições conta com três participações lusas. Às 10h - 9h em Portugal Continental- a primeira prova do dia conta com a participação de Miguel Nascimento na nona série da eliminatória dos 100m Livres. Mais tarde, nos 100m Bruços, a primeira a entrar em ação é Victoria Kaminskaya, que compete logo na primeira série, seguindo-se Raquel Pereira na série dois. Mais tarde, Rafaela Azevedo nada na série cinco dos 50m Costas.

O Campeonato da Europa de Piscina Longa realiza-se em Budapeste, na Hungria, decorre até ao próximo dia 23 de maio, com Portugal a ser representado por Catarina Monteiro, Diana Durães, Francisca Martins, Rafaela Azevedo, Raquel Pereira, Rita Frischknecht, Tamila Holub, Victoria Kaminskaya, Aléxis Santos, Diogo Carvalho, Francisco Quintas, Francisco Santos, João Costa, José Paulo Lopes, Miguel Nascimento e Tomás Veloso.