Estado disponibiliza 35 milhões de euros para o desporto

Image

Um dia depois da divulgação das diversas fases do desconfinamento, a Federação Portuguesa de Natação divulga diversas medidas aprovadas pelo governo para o regresso das atividades desportivas.

Relativamente à natação, todos os escalões de formação e competição podem ser retomar a atividade a partir de 5 de abril, ficando apenas pendente – após diversas diligências junto das entidades competentes - a revisão da norma 36/2020 de 25 de agosto que reclassifica o Polo Aquático como modalidade de médio risco.

Com o objetivo de minimizar o impacto da pandemia junto das organizações desportivas, o Conselho de Ministros autorizou o lançamento do “Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva”, com o valor global de 35 milhões de euros, que será gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

A medida “Reativar Desporto” vai disponibilizar 30 milhões de euros, a fundo perdido, para apoiar, diretamente, clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva. Também o “Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas” de 2021 foi reforçado em mais 3 milhões de euros, passando a ter 5 milhões de euros de verba disponível. 

Os restantes 2 milhões de euros são direcionados, exclusivamente, aos clubes desportivos candidatos à edição de 2021 do “Programa Nacional de Desporto para Todos” garantindo uma dotação global de 3 milhões de euros e que permite dar condições aos clubes que desenvolvam atividades desportivas para a população, presenciais ou à distância, ajustadas ao contexto pandémico. 

O documento simplificado das medidas de desconfinamento pode ser consultado AQUI