Nadadores portugueses já estão no Qatar

Image

Um ano depois, o trio de nadadores portugueses composto por Angélica André, Mafalda Rosa e Tiago Campos regressa à cidade onde competiu pela última vez para a taça do mundo.

A Taça do Mundo do Qatar, que se realiza no próximo sábado, dia 13 de março, em Doha, é a primeira etapa do circuito mundial de Águas Abertas FINA/CNSG Marathon Swim World Series 2021. Esta foi a última etapa desta competição internacional antes da pandemia. Além dos nadadores, a comitiva portuguesa conta ainda com os treinadores Nuno Ricardo e Rui Borges.

Com medidas de segurança sanitária muito apertadas, os nadadores que participam nesta prova são testados à saída dos países de origem, na chegada a Doha e permanecem isolados até à divulgação dos resultados. Outra das medidas impostas pela organização prende-se com a alimentação, distribuída individualmente e nos quartos dos nadadores.

A prova da Angélica André e da Mafalda Rosa tem inicio às 6h da manhã e a do Tiago Campos às 10h. Tudo indica que os nadadores vão competir sem os habituais fatos isotérmicos, uma vez que a temperatura do mar deve rondar os vinte graus.

O selecionador nacional, Daniel Viegas, considera que o principal objetivo desta prova “ é fazer um teste para o que será a qualificação para os Jogos Olímpicos que se realiza em Fukuoka, no Japão, entre 29 e 30 de maio. Nesta prova vão estar os nossos principais adversários e embora os nadadores tenham estado sempre a treinar, sempre focados”, e acrescenta “ ao longo de toda a preparação manteve-se à semelhança do que é habitual num cenário sem pandemia mas, efetivamente, faltou-nos ao longo deste ano provas com este nível competitivo.”