Com o objetivo de reforçar as respostas às atividades aquáticas, não apenas no que respeita à Natação Pura mas também ao Polo Aquático, a Federação Portuguesa de Natação e a Câmara Municipal de Baião assinaram, na passada semana, um protoloco de cooperação,
O acordo entre os dois organismos prevê a criação de um Centro de Treinos Zonal, para a região norte, no âmbito do Programa Nacional de Talentos de Polo Aquático. A criação desta infraestrutura permite o alargamento da oferta desportiva à população de Baião e, simultaneamente, acolher encontros nacionais no ciclo olímpico 2020-2024, promover ações de formação para agentes desportivos e acolher estágios das seleções nacionais das diferentes disciplinas.
De acordo com a noticia veiculada no site da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, presidente do município mostrou-se “Satisfeitos com a assinatura deste protocolo e com a boa colaboração que tem existido, quer com a Associação de Natação do Norte de Portugal, quer com a Federação Portuguesa de Natação. Estamos empenhados em proporcionar aos baionenses mais opções e mais oportunidades para a prática desportiva. Queremos também atrair mais praticantes da modalidade e mais agentes desportivos ao nosso território, para que cada vez mais pessoas possam conhecer Baião e tudo o que o nosso território tem de bom”.
Já António José Silva, presidente da FPN, enalteceu as boas condições existentes em Baião para a pratica da natação e considera que, com este protocolo, vai ser possível criar mais e melhores condições.