A iniciativa da Federação Portuguesa de Natação, "Momentos 2020" encerra com os nadadores Alexis Santos, Gabriel Lopes e João Vital. Os três atletas fazem o balanço de 2020 e quais as expectativas para o ano que está prestes a iniciar.
Agora que 2020 está quase a terminar, qual o balanço que fazes deste ano?
João
O ano de 2020 foi diferente... Além de termos sido forçados a parar, a segunda parte do ano foi muito difícil para mim porque fui contaminado com COVID-19. A partir desse momento, a minha preparação foi por água abaixo.
Gabriel
2020 foi, obviamente, complicado para todos. Ninguém estava à espera de ter de parar tudo, não apenas no desporto mas o próprio país acabou mesmo por parar. No fundo, toda esta situação pandémica obrigou-nos a adiar todos nossos objetivos mais um ano... No meu caso concreto, o adiamento dos Jogos não teve um grande impacto na minha preparação porque já estava apurado.
Alexis
Foi um ano bastante difícil para mim, no fundo, para todos nós... Apesar de tudo, 2020 acabou por se tornar um ano de grandes aprendizagens. Ao contrario do que sempre pensámos, não podemos tomar as coisas por garantidas.
E de 2021... O que esperas?
João
2021 será, com toda a certeza, o ano em que vou recuperar e aponto o meu pico de forma para março/abril. Até lá, é treinar e tentar garantir a presença nos Jogos.
Gabriel
Os objetivos foram todos adiados um ano. Temos duas provas importantes em 2021, o Europeu de Piscina Longa em maio e os Jogos Olímpicos de Tóquio em julho.
Alexis
As minhas expectativas para 2021 são muito altas, uma vez que 2020 ia ser o ano mais importante da minha carreira. Neste momento trabalho com muito empenho e espero chegar aos Jogos Olímpicos, com ou sem público, nas melhores condições de forma a conseguir alcançar uma final.