A última prova de 2020 trouxe novos recordes nacionais e a confirmação de mínimos de acesso aos Jogos Paralímpicos e Campeonatos da Europa Juniores e Absoluto.
Na manhã deste sábado, Miguel Nascimento, do Sport Lisboa e Benfica, impôs um novo máximo ao bater o seu próprio recorde nacional Sénior e Absoluto na prova de 50m Livres ao completar a distância em 22.16, garantindo desta forma o acesso ao Campeonato da Europa de Piscina Longa, em Budapeste, no próximo mês de maio.
O Júnior Diogo Ribeiro, do Clube União Coimbra, também garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores, em julho de 2021, ao percorrer os 200m Livres em 1:52.69, tirando 15 centésimos que a marca anterior.
A nadadora do Sport Lisboa e Benfica, Vitória Kaminskaya, na prova de 200m Bruços, Francisco Quintas, do Sporting Clube de Portugal, nos 100m Bruços e José Paulo Lopes, do Sporting Clube de Braga, os 400m Estilos juntaram-se a Miguel Nascimento e asseguraram a presença no Campeonato da Europa de Pista Longa.
Também Mariana Cunha, do Colégio Efanor, melhorou a marca nacional Júnior nos 100m Mariposa ao terminar em 1:00.84 e garantir também mínimos para o Campeonato da Europa.
Mas os recordes nacionais não se resumem apenas à Natação Pura, Marco Meneses, do CRASTO, bateu o recorde nacional nos 50m Livres em Natação Adaptada S11 com 29.24. O nadador de Castro D'Aire, juntamente com Susana Veiga e Ivo Rocha confirmaram este sábádo mínimos de acesso para Jogos Paralímpicos de Tóquio do próximo ano.