Europeu Glasgow - José Machado, DTN: "balanço aquém das expectativas definidas"

Image

O Campeonato Europeu de Glasgow 2019 em piscina curta terminou hoje, O diretor técnico nacional José Machado faz o balanço da participação da seleção nacional composta por 11 nadadores.

José Machado, diretor técnico nacional: “Três presenças em finais e um total de 9 classificações entre os dezasseis primeiros, conseguidas por 6 nadadores diferentes, a que se juntam 3 recordes nacionais, conseguidos por Diana Durães nos 800m livres; José Paulo Lopes nos 1500m livres e Alexis Santos nos 100m Estilos, e 10 recordes pessoais, em 31 participações competitivas, é um balanço que ficou aquém das expectativas definidas para esta competição onde, relembre-se, se estabeleceu uma meta de 5 finais e 10 presenças entre os dezasseis primeiros.

Da participação da seleção portuguesa neste Campeonato Europeu fica a ideia de que os objetivos definidos não estavam de acordo com o nível competitivo quer da competição quer da seleção nacional. Realce sobretudo para o nível competitivo que esteve uns furos acima daquilo que havia sido previsto. Neste contexto cabe-me a mim enquanto diretor técnico assumir a responsabilidade total por este facto incontornável, já que também é inequívoco que de uma forma geral os nadadores responderam de acordo com as suas capacidades reais ou atuais.

Destaque positivo para a participação de dois nadadores - Alexis Santos e José Paulo Lopes - que obtiveram recordes pessoais em todas as provas que nadaram. Duas o primeiro e quatro o segundo e, assim, conjuntamente com as outras duas finalistas, contribuíram de forma decisiva para elevar a participação da nossa seleção.”