A Rússia conquistou hoje o seu terceiro titulo mundial ao vencer a Holanda, por 11-5, na final do Mundial de polo aquático FINA World Junior Women Water Polo Championships Madeira 2019.
Depois dos triunfos em 2009 na Rússia, e em 2017 na Grécia, as juniores russas superiorizar-se no Complexo de Piscinas da Madeira frente à Holanda pelos parciais de 5-3, 2-0, 2-2, 2-0.
A formação de leste, lideradas pelo antigo jogador olímpico Serguei Markoch, regressou à Madeira um ano depois de ter perdido no Funchal o Europeu frente à Espanha (8-12). Agora, durante uma semana a Rússia mostrou o poder do seu jovem polo aquático, revelando uma superioridade em todas as partidas que disputou para manter a invencibilidade à final. Triunfou no o grupo C para depois bater a Hungria (18-11) nos quartos de final, a Grécia na meia final por 16-9 e a Holanda que foi bronze no último Mundial, na final por uns claros 11-5.
A Holanda, depois de empatar no primeiro jogo frente à Espanha (12-12) venceu o grupo B. Bateu o Brasil por 19-7, o Cazaquistão por 16-4, a China por 8-6,a itaia por 11-8 para ceder na final frente à Russia (5-11).
Serguei Markoch, treinador da Rússia: “estou muito feliz pela conquista deste mundial. Adoro a Madeira. Uma terra muito bonita que sabe receber. Mas o ano passado não fomos felizes no Europeu frente à Espanha. Queria voltar para retificar esse resultado. Felizmente demonstramos o valor do nosso polo aquático sempre com um estilo de jogo que nos agrada. Não tenho palavras estou muito feliz.”
António José Silva, presidente da FPN: “Balanço muito positivo deste mundial no plano organizativo, atestada por todos os intervenientes. Os mais importantes são aqueles que lidam com as equipas, e os reflexos disso é que todos eles estão altamente satisfeitos. O nível de competitividade também foi muito elevado o que atesta a qualidade do Complexos de Piscinas do Funchal e a capacidade organizativa da Federação Portuguesa de Natação, da Associação de Natação da Madeira, do Governo Regional e da Câmara Municipal do Funchal. Apraz-nos registar que o próprio presidente da FINA,Julio Maglione, aqui presente, afirmou que com esta organização e com este nível de envolvimento, a FPN pode alavancar futuras organizações de maior dimensão neste complexo. De referir que, mais uma vez, fizemos a nossa função que é dar a conhecer ao Mundo as excelentes condições de Portugal e neste caso especifico da Madeira para acolher grandes eventos internacionais. Sabemos que já há muitas seleções que requereram informações relativamente à possibilidade de se organizarem estágios nesta ilha. O que faz com que nós também consigamos promover a região e internacionalizar este complexo para promover a natação e a rentabilidade da própria organização. Quanto à seleção nacional, julgamos que é inequívoco para todos que ficámos aquém das expectativas. Agora, a reflexão interna daquilo que correu menos bem terá de ser feita, mas uma coisa é inequívoca: é que se não houver compromisso de todas as partes envolvidas - as jogadoras, os clubes, as associações - com o alto patrocínio da Federação, o estado do desenvolvimento da modalidade em Portugal não será diferente deste.”
FINA World Junior Women Water Polo Championships Madeira 2019
DOMINGO – 15 de setembro.
CHINA – HUNGRIA, 7-12 (0-4; 2-3; 2-1; 3-4) – 7.º e 8.º lugar
EUA – ESPANHA, 9-10 (0-0; 4-3; 2-3; 3-4) – 5.º e 6. º lugar
ITÁLIA – GRÉCIA, 9-8 (4-1; 2-2; 2-3; 1-2) - JOGO MEDALHA DE BRONZE
HOLANDA - RÚSSIA, 3-5; 0-2; 2-2; 0-2) - JOGO MEDALHA DE OURO