O Sport Algés e Dafundo - Rafaela Azevedo, Raquel Pereira, Rita Frischknecht e Ana Sousa - venceu hoje a estafeta dos 4x50 estilos, com 1.56.39 minutos, superando o recorde nacional absoluto de clubes (1.56,50) na posse do Futebol Clube do Porto - Marta Vieira Marinho, Joana Catarina Carvalho, Sara Freitas Oliveira, Alexandra Paiva Oliveira – desde 10-04-2010 em Coimbra.
Miguel Frischknecht, treinador do Sport Algés e Dafundo: “O objetivo que tínhamos era bater o recorde para as três estafetas que estamos inscritos: 4x100 livres. Falhámos ontem por um segundo e agora conseguimos por um décimo bater o recorde dos 4x50 estilos. Vamos tentar os 4x100 estilos que já é nosso. O objetivo é ficarmos com os recordes de todas as estafetas no sector feminino. Faltam duas, neste momento: os 4x50 livres e os 4x100 livres. Não fiz ainda o estudo, mas esta foi seguramente uma das melhores épocas da história do clube… se não foi a melhor. Com este recorde, julgo que já vamos em 15 recordes absolutos desde o inicio da época. É uma marca muito boa. E que estava fora de qualquer previsão mais otimista. Portanto, estou satisfeito. Os resultados nos campeonatos também estão dentro do previsível, porque as melhores atletas já vieram da competição principal e, portanto, é natural algumas não estarem a 100% mas tem competido bem e conseguimos bater agora o recorde na estafeta. Estar em forma neste momento é complicado porque em abril têm de ter um ponto máximo da época porque é onde conseguem fazer as marcas que lhe permitem ir às competições internacionais. E depois temos dois três meses em que tentamos que voltem a ter um pico de forma. Muitas vezes não conseguimos ter um pico igual, outras sim, mas depois de ter uma competição logo a seguir ao campeonato nacional ainda é mais difícil. Por isso é que o rendimento delas tem sido bom nas estas circunstâncias. Uma participação no Funchal que está a ser positiva. Podíamos te mais alguns primeiros lugares. Por exemplo, hoje tivemos três segundos lugares por muito pouco, mas isto é mesmo assim. Estamos preparados e na próxima vez vamos tentar ganhar mais provas e é sempre nessa busca que trabalhamos diariamente.”
Destaque, em Juvenis para três recordes nacionais deste escalão etário. Mariana Cunha e Paulo Vakulyuk, em juvenis A, e Diogo Ribeiro, em juvenis B, bateram os máximos nacionais das respetivas categorias na prova de 100 mariposa. Vakulyuk (CNTN) venceu com 56,05. O anterior recorde de 56,11 pertencia a Pedro Oliveira desde 29-07-2004 em Lisboa.
Diogo Ribeiro (CUC) foi segundo com 56,61 e melhorou o seu recorde nacional de 57,23 de 06-04-2019 em Coimbra. O nadador de Coimbra bateu já no Funchal o recorde de 200 livres (1.53,96).
Mariana Cunha (Fluvial Portuense) terminou com 1.01,69 minutos melhorando a marca que já detinha, com 1.01,86, em Baku a 24-07-2019.