Angélica André terminou em 12.º lugar na prova de 5km (58.11,8) do Mundial de Gwangju, a melhor classficação de um nadador português num mundial de águas abertas. A brasileira Ana Marcela Cunha venceu sobre a meta, com 57.56,0 minutos, um segundo menos à frente da francesa Aurelie Muller e dois segundos da americana Hannan More.
A portuguesa do Fluvial Portuense, que há três dias foi 19.ª nos 10 km, seguiu sempre no grupo da frente, numa prova muito competitiva, que acabaria por ser decidida ao ‘sprinte’ com Angélica André a terminar a 15 segundos da campeã mundial Ana Marcela Cunha.
Angélica André: “Esta é a melhor classificação que fiz em mundiais. No na prova de 10 km fui 19.ª classificada. Uma prova com muito contacto físico. Acabei por ser apertada na última boia e na reta final, perdendo alguns lugares, mas isso faz parte de uma competição em águas abertas, não dava mesmo para escapar ao pelotão que segui muito compacto.
Daniel Viegas, diretor técnico águas abertas: “Prova extremamente positiva da Angélica André. Entrou na primeira volta descontraída, estava previsto colocar-se um pouco melhor. Mas na segunda volta já tinha corrigido, progredindo bem. Na última volta colocou-se em posição de poder discutir os 10 primeiros lugares. Foi prejudicada na última boia, sendo bloqueada pela nadadora chinesa, perdendo o 7.º posto que ocupava na altura. É depois numa reta final onde alinhava mais de 25 nadadoras separadas por menos de 20 segundos, conseguiu garantir um histórico 12.º lugar. Foi a melhor classificação num campeonato do mundo, mas deixa a sensação que é possível fazer melhor. Ainda falta a dura prova dos 25km, sexta-feira. E agora vamos trabalhar (descanso e recuperação) para tentar superar este resultado.”