Diogo Ferraz: «Importante entrega em todos nos encontros disputados»

Image

Balanço do Torneio das Nações por  Diogo Ferraz - Treinador Nacional:

“Depois de uma época desgastante para todos os jogadores (apenas um dos convocados não esteve envolvido nas meias finais do ‘play off’) e de algum tempo sem trabalho de seleção sénior, eis que surge o Torneio das Nações como um importante momento competitivo e de avaliação do grupo.

Previa-se um torneio duro e exigente, quer pela sua densidade (7 jogos em 5 dias), quer pelo nível das equipas presentes.

Esta exigência física foi bem sentida pelos jogadores, tendo em conta a logística de viagens e mudanças de horário e a fase final da época e a exigência dos jogos.

Aqui os momentos de ativação pré-jogo e recuperação pós jogo, aliados a momentos de alongamentos e mobilidade específica, libertação miofascial e em alguns casos crioterapia, permitiram aos jogadores transpor em quase 100% todo o seu potencial nas ações de jogo. Sendo aqui de destacar a importante entrega em todos nos encontros disputados.

Precisamos, no entanto, de ser ainda mais consistentes nestes tipos de comportamentos, de forma a que a fadiga não se manifeste em jogo e interfira cada vez menos nas nossas tomadas de decisão.

Se queremos atingir os objetivos a que nos propomos temos de ser cada vez mais disciplinados, e cada vez mais completos enquanto atletas.

É importante que os regimes de treino neste período de “defeso” nos permitam manter os níveis físicos (peso, força, resistência) para atacarmos o Torneio de Apuramento nas nossas melhores capacidades e no nosso melhor momento de forma.”