Angélica André foi 5.ª classificada na prova feminina e Rafael Gil 6.º em masculinos nos 10 km do FINA Marathon Swimming World Series - Setúbal 2019.
A nadadora portuguesa fez um ‘sprint’ fantástico para terminar com 1.41,19 horas o mesmo tempo da quarta classificada a italiana Arianna Bridi e a 1 segundo do pódio. Numa parte final emocionante, a vitória foi para a brasileira Mana Marcela Cunha com 1.41,12, o mesmo tempo da segunda classificada a italiana Rachela Bruni. O pódio ficou completo com a equatoriana Samantha Arevalo (1.41,18).
De referir as boas prestações com um 19.º lugar de Cátia Agostinho (1.48,06), e um 21.º de Mariana Mendes.
Na prova masculina, Rafael Gil seguiu sempre no grupo da frente para terminar em 6.º lugar a 37 segundo do vencedor o japonês Yohsuke Miyamoto (1.34,44) que garantiu a vitória ao bater sobre a meta o alemão Andreas Waschburger por um segundo. O terceiro e quarto lugar foram para os argentinos Alejandro Moreno (1.34,48) e Guillermo Bertola (1.34,51, respetivamente.
De destacar o 13.º do jovem Tiago Campos (1.36,30), o 14.º de Dany Caillé (1.37,57), o 17.º de José Diogo (1.41,00).
Rafael Gil: “Gostei da minha prova que me motiva para poder ambicionar ir mais longe nas águas abertas. Procurei não me desgastar nas primeiras voltas para seguir no grupo nas duas primeiras voltas. Fiz um abastecimento forte ao 4 km para tentar aguentar o mais tempo possível na frente. É uma boa indicação o Mundial. Já nadei quatro vezes no sado e é sempre diferente, tanto nas correntes como no percurso.”
Angélica André: “Correu bem. Apesar de ambicionar sempre mais. Foi uma prova muito tática com um grupo muito forte na frente. Igualei o quinto lugar com um ‘sprinte’ final muito forte que me permite sonhar com resultados melhores as próximas competições.”
Ana Marcela Cunha: “Não era bem a tática que tinha pensado. Forcei o ritmo e senti que tinha apenas uma adversária comigo. Há muito que não vencia com um ‘sprinte’ final e aina por cima à frente da Rachela Bruni que é muito rápida a terminar, o que me permite pensar que estou mais forte.”
Yohsuke Miyamoto: “Esta é a minha primeira vitória em Taças do Mundo. Estou muito feliz. Foi uma prova muito dura que me obrigou a dar tudo para vencer mas gostei muito de nadar aqui apesar da temperatura da água.”
António José Silva, presidente da FPN: “Foi uma muito boa Taça do Mundo em Setúbal tanto no plano desportivo com o organizativo. Angélica demonstrou que a evolução que tem vindo a registar pode dar-lhe mais ambição para chegar mais longe no plano internacional e acompanhar os bons resultados da natação pura que neste momento tem já quatro de oito nadadores como objectivo apurados para os Jogos de Tóquio. De referir o bom desempenho do Rafael Gil que mostrou ter capacidade para poder se bater por melhores resultados no plano internacional. Quanto ao plano organizativo, Setúbal voltou a ser uma das melhores Taças do Mundo podendo ambicionar a qualificação olímpica em 2020.”
https://lap2go.com/pt/event/fina-marathon-swim-world-series-2019/live-results.html