O Comité Olímpico de Portugal (COP) assinalou o Dia Internacional da Mulher, com a distinção de onze treinadoras possuidoras de currículo desportivo de referência.
Os critérios que estiveram na base da distinção foram o mérito desportivo no alto rendimento; pioneirismo em modalidades predominantemente dominadas por homens; em modalidades que, pela sua natureza e história, têm uma maior incidência de elementos do sexo feminino; o facto de serem treinadoras de diferentes gerações; e treinadoras dentro do movimento olímpico e não olímpico; com destaque no trabalho realizado ao nível dos escalões de formação.
Helena Barros (Natação)
Treinadora de Polo Aquático de Grau III. Campeã Nacional da 1.ª Divisão Masculina (2006/2007) e vencedora da Taça de Portugal Masculina pelo CN Amadora; coordenadora técnica nacional da FP Natação e treinadora adjunta da Seleção Nacional Absoluta Masculina entre 2008 e 2012, com a qual conquistou por duas vezes o Torneio das 6 Nações; vice-campeã nacional da 2.ª Divisão Masculina pelo Sport Algés e Dafundo (2016/2017 e 2017/2018).
“É uma honra ser reconhecida. As pessoas valem pela sua competência, não por serem homem ou mulher. Tenho a sorte de ter convivido com homens que acreditam no trabalho das mulheres.”