Dupla de juízes lideram equipa de arbitragem pela primeira vez em Portugal

Image

A equipa de ajuizamento do Meeting Internacional de Lisboa WOS foi este fim de semana liderada por dois juízes árbitros internacionais – Sérgio Manso e Tiago Marques, facto que acontece pela primeira vez em Portugal.

Tradicionalmente, por diversos fatores, as equipas de arbitragem nas competições de natação em Portugal têm sido lideradas por apenas um juiz árbitro. Contudo este fim de semana, no Meeting Internacional de Lisboa foi possível observar uma equipa de arbitragem liderada por dois Juiz, um para cada género, à semelhança do que acontece nas grandes competições internacionais.

“Este procedimento, que procura aproximar a qualidade de gestão da equipa de arbitragem de padrões internacionais, está enquadrado num conjunto de iniciativas do Conselho de Arbitragem da Associação de Natação de Lisboa onde se destaca a vinda, na edição de 2018 do Árbitro Alfonso Gaminde, convidado a acompanhar o evento e de quem partiu a sugestão”, explica a vice-presidente da FPN, Vera Costa.

O Meeting Internacional de Lisboa, ano após ano,  tem ganho mais notoriedade, não é só pelo número recorde de participantes e da sua cada vez melhor organização, “mas também porque começa a tornar-se uma referência para a arbitragem nacional, através da introdução de boas práticas, como a partilha de experiências entre árbitros e juízes, sendo exemplo disso mesmo a presença de juízes convidados de outras associações territoriais, como a ANNP, ANMinho, ANCoimbra e ANDSantarém, que fazem parte da equipa de arbitragem desta XI edição”, conclui a dirigente federativa para a área da arbitragem.