Seleção Sub 17 prepara no Colégio de Lamas desafios para Europeu

Image

A Seleção Nacional sub 17 de Polo Aquático realiza estágio durante o fim de semana de 12 e 13 nas Piscinas do Colégio de Lamas.

Samuel Veiga, guarda redes do CFP: "Desporto coletivo, para mim, sempre foi uma atividade que gostei de praticar, pois junta exercício físico com a companhia de amigos, com os quais gosto de estar, fazendo parte de um todo. E foi no polo aquático que encontrei essas dimensões que sempre desejei. Para além disso, este é um desporto desafiante para mim (o que pessoalmente gosto), visto que é praticado em um meio completamente diferente ao qual estamos habituados, e é extremamente exigente e competitivo. Obviamente que a partir do momento em que se pratica uma atividade ou um desporto como o polo, definimos, quase automaticamente, objetivos para se atingir, como por exemplo ser titular na equipa, ou até mesmo treinar com o escalão acima, mas pertencer à seleção nacional e representar o país é o sonho de qualquer jogador. Por isso, quando fui informado que tinha sido escolhido para treinar com a seleção senti que todo o esforço diário, e todo o compromisso e exigência do meu clube para comigo tinham sido notadas e reconhecidas, o que é muito reconfortante. Atualmente, é um orgulho e uma honra estar a representar Portugal nestes apuramentos europeus e espero estar à altura do desafio!" 

Catalin Caus, jogador PORTINADO: "Desde pequeno os meus pais me ensinaram a lutar pelo que queria e que nada se ganhava de mão beijada. O desporto foi sempre o que mais gostei de fazer. Um senhor desafiou-me a experimentar o polo aquático. Desde do início percebi que era aquilo que eu precisava: um desporto difícil, tanto a nível psicológico, como físico, o que me ajudou bastante na escola com o raciocínio rápido e a ser organizado. A seleção para mim foi um sonho e uma conquista. Percebi que com esforço vem a recompensa. Com os europeus e o apuramento sinto me mais motivado pois representar Portugal é uma honra e é uma grande responsabilidade Portugal é um país pequeno geograficamente, mas com uma cultura enorme e com grandes nomes no desporto então não vejo motivos para não deixar a nossa marca agora nos europeus."

Diogo Fonte, jogador CNPO: "O polo aquático é um desporto fascinante. Desde que comecei a pratica-lo, nunca pensei em desistir e fui-me apaixonando cada vez mais ao longo da minha vida. Tenho a certeza absoluta que o quero relacionado com a minha vida profissional no futuro. Falando agora da seleção, acho-me um sortudo por pertencer a um grupo como este. Sinto-me orgulhoso porque de certa forma é uma recompensa pelo meu trabalho e esforço. Apesar de Portugal nunca se ter apurado para um campeonato europeu acredito que com esta geração podemos fazer história pois temos tudo o que é necessário para a fazer. O ambiente é fantástico e todos respeitamo-nos uns aos outros. Relativamente ao apuramento, devo dizer que foi um prazer enorme saber que vamos defrontar equipa com um polo aquático sénior de nível olímpico. Além disso, será uma forma de comparar o nosso polo aquático e acima de tudo aprender com os adversários. Sinto me lisonjeado e ao mesmo tempo nervoso pelo apuramento ser em Portugal pois teremos que fazer uma boa figura (apurarmo-nos) frente ao nosso povo acreditando que com isto deem mais importância ao polo aquático no nosso país! Também será uma boa oportunidade para nós, jogadores, demonstrarmos o nosso valor ao polo aquático internacional podendo assim conseguir oportunidades de jogar em clubes estrangeiros."

Xavier Sousa, jogador do SSCMP: "O polo aquático é um desporto onde é necessário esforço e dedicação e, sobretudo, trabalho de equipa. Como atleta desta modalidade, desde os 6/7 anos, sinto-me realizado por integrar este grupo, que tem feito um bom trabalho para alcançar o apuramento para o Europeu de 2019. Ao longo destes meses temos tido diversas atividades, nomeadamente, jogos, estágios e concentrações, que nos têm trazido uma maior motivação e espírito de equipa, sempre com a orientação do selecionador Fernando Leite que tem demonstrado ser um ótimo treinador."

Planificação Seleção Sub 17

16 e 17 fevereiro - Estágio 

4 e 5 Março - Controle Avaliação 

17 a 29 Abril - Torneio

2 a 5 Maio - Apuramento 

:::