A Federação Portuguesa de Natação (FPN) e o Comité Olímpico de Portugal (COP) promoveram, hoje em Lisboa, uma formação sobre o tema “As Adaptações Fisiológicas nos Atletas de Alto Rendimento a Diferentes Fusos Horários”, tendo em conta os grandes desafios internacionais que se avizinham para as seleções de Portugal que culminam na participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Esta ação, com o preletor brasileiro Dr. Marco Túlio de Mello, especialista em Biologia do Sono e Exercício Físico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e colaborador nesta área com o comité olímpico e paralímpico brasileiro, decorreu na sede do COP direcionado para atletas e treinadores de diversas modalidades.
O sono, a sua falta, os horários de treinos e competições e o impacto no alto rendimento desportivo foram temas apresentados pelo especialista brasileiro que apontou inúmeros estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre estas matérias, assim como estratégias para contornar o “jet lag”, nas competições internacionais, dos atletas de alto rendimento.
Amanhã, sábado, em Rio Maior, Marco Túlio de Mello irá desenvolver de forma mais especifica estes temas, junto de treinadores e nadadores que irão estar a competir nos próximos eventos internacionais de natação pura e de natação adaptada.