A seleção de Portugal inicia hoje frente à França (20.00 horas) a participação no Europeu de juniores femininos de Polo Aquático Funchal 2018 - Women's European Under 19 WPC 2018.
Portugal integra o Grupo C com a Holanda, Alemanha e França.
A poucas horas de iniciar a participação no Europeu, Miguel Pires, DTN e selecionador nacional de Polo Aquático faz a antevisão da participação lusa na competição e aponta o caminho para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.
Miguel Pires: “É muito bom poder disputar este Campeonato da Europa em Portugal na fantástica Ilha da Madeira, onde encontramos condições de alojamento e infraestruturas desportivas ao nível do melhor do mundo. Vai ser importante sentir o carinho e apoio vindo da bancada. Tem havido uma divulgação interessante por parte dos vários órgãos de comunicação e temos sentido interesse por parte do publico em geral.
Naturalmente queremos retribuir esse apoio e a melhor forma de o fazer é com vitorias para alegrar os nossos compatriotas e apoiantes.
Mas apesar dessa vontade e determinação sabemos das nossas limitações, sabemos que há países melhor apetrechados e preparados que nós o que tem levado a que as nossas classificações em edições anteriores não tenham sido as desejadas.
A Direção da Federação Portuguesa de Natação tem procurado oferecer-nos melhorares condições para que o nível do polo aquático nacional cresça e se aproxime do patamar superior europeu. Esse caminho vai ser longo e vai exigir muito trabalho e entrega de todos os agentes desportivos. Não podem ser só as horas passadas ao serviço da seleção nacional a servir para a evolução das jogadoras nacionais. Temos que ser conscientes e honestos para perceber que 85 a 90% do trabalho de base tem que ser feito diariamente. Felizmente posso dizer que já começa a haver essa noção e que as partes Clubes/Associações Territoriais/Federação estão com um plano já em marcha para diminuirmos o ‘gap’ para os outros países.
Os frutos desse trabalho coordenado e massificado vão ser colhidos por todos!
Hoje começamos a nossa participação com a equipa francesa, país a quem nunca conseguimos ganhar e que por tradição tem ficado classificada na metade superior da tabela. O mesmo se aplica à Alemanha, e falar da Holanda é falar só do campeão europeu da ultima edição.
O nosso maior ‘handicap’ posso dizer, é o desconhecimento dos nossos adversários e também das nossas reais capacidades. Quando chegados ao Funchal vamos trocando opiniões com outros treinadores e percebemos que todos os países com maior ou menor regularidade vão jogando e treinando entre si o que lhes permite ter ritmo de jogo competitivo de nível internacional e acima de tudo conhecer melhor a sua equipa e também os adversários.
Apesar de termos iniciado os trabalhos de preparação em finais de julho, e termos finalizado esse período com um estágio bastante produtivo com a duração de 11 dias, não tivemos oportunidade de fazer um único jogo, mas não são estas condicionantes que nos vão impedir de lutar por algo que gostamos muito de fazer, que fazemos com muito sacrifico. Estamos mentalizados e motivados para defender e dignificar o nosso país e a Federação Portuguesa de Natação, conscientes que representamos um universo muito maior do que as 13 jogadoras que estão cá.
Vamos ter de crescer jogo a jogo e ter capacidade de superação, porque os momentos difíceis vão ser muitos, mas o grupo está consciente e a coesão e solidariedade são sem duvida a nossa melhor arma.
É difícil definir um objetivo ao nível da classificação pelas razões apresentadas atrás, mas sonhar ainda podemos e temo-lo feito e na maior parte das vezes de olhos bem abertos!! Este grupo sabe ao que vimos e cada uma sabe o seu papel e o que tem que fazer para ser feliz.”
SELEÇÃO NACIONAL:
Alice Santos Rodrigues, ano nascimento 2003, clube CNAC; Jéssica Joana Teixeira 1999 CAP; Ana Beatriz Jardim 2000 SLB; Joana Raquel Monteiro 2000 ADDCEG; Ana Maria Sousa 2000 SSCMP; Madalena Sofia Lousa 2003 CWPC; Beatriz Fernandes Pereira 2000 ADDCEG; Manuela Sofia Freitas 1999 ADDCEG; Carolina Magano Fernandes 2003 CFP; Maria Martins Machado 2004 SLB; Fabiana Inês Duarte 2000 SSCMP; Maria Pilar Carmo 2003 CWPC; Inês Ribeiro Tavares 1999 ADDCEG; Maria Sande Sampaio 2001 SLB
QUADRO TÉCNICO E STAFF:
Miguel Pires, Selecionador Nacional; Alexandra Chatillon, Treinadora Assistente; Ana Margarida Ferreira Fisioterapeuta.
GRUPOS:
Grupo A: Espanha, Itália, R. Checa e Bulgária.
Grupo B: Hungria, Grã-Bretanha, Israel e Eslováquia.
Grupo C: Portugal, Holanda, Alemanha e França.
Grupo D: Grécia, Rússia, Turquia e Roménia.
PROGRAMA:
9 de setembro
09h00 Espanha 23-Rep. Checa 2 (6-0; 5-0; 7-0; 5-2)
10h30 Hungria,7 - Israel,3 (4-0; 1-1; 2-1; 0-1)
12h00 Itália-Bulgária
13h30 Rússia-Roménia
15h00 Grécia-Turquia
16h30 Holanda-Alemanha
18h00 Grã-Bretanha-Eslováquia
19h30 Portugal-França
10 de setembro
09h00 Roménia-Turquia
10h30 Bulgária-Rep. Checa
12h00 Eslováquia-Israel
13h30 França-Alemanha
15h00 Hungria-Grã-Bretanha
16h30 Grécia-Rússia
18h00 Espanha-Itália
19h30 Holanda-Portugal
11 de setembro
09h00 Espanha-Bulgária
10h30 Holanda-França
12h00 Grécia-Roménia
13h30 Itália-Rep. Checa
15h00 Rússia-Turquia
16h30 Hungria-Eslováquia
18h00 Grã-Bretanha-Israel
19h30 Portugal-Alemanha