Nota do Presidente: Portugal a Nadar com Talento.
A missão que vos propomos para o futuro da natação portuguesa é muito clara: prosseguir com o trajeto que iniciámos há 4 anos atrás reforçando três eixos fundamentais:
1. Que todos os portugueses possam praticar regularmente a natação, com qualidade devidamente certificada.
2. Reforçar os programas de orientação dos talentos na natação, no polo e na sincronizada devidamente enquadrados no seu percurso para a alta competição.
3. Os nossos atletas e a nossa bandeira nacional nos pódios das principais competições internacionais, nas diferentes modalidades.
Para esta missão propomos uma natação inclusiva de todos os agentes (atletas, dirigentes, árbitros, encarregados de educação); com todos (clubes, associações, escolas, universidades, estado) e para todos (Norte a sul, este a oeste; continente às ilhas, do interior ao litoral) num desígnio de coesão desportiva, social e territorial.
É por isso que apresentamos a nova versão do Site da FPN, local a partir do qual partilharemos informação mas, acima de tudo, abrimos também a porta ao vosso contributo, inaugurando assim um verdadeiro fórum de discussão da natação portuguesa.
Este site reflete a política encetada neste mandato de evolução tecnológica da FPN, em áreas tão sensíveis como o marketing e a comunicação, a gestão dos recursos humanos e documental, tudo inerido num plano de sustentabilidade que torne cada vez mais competitiva e eficaz a tomada de decisão.
Neste âmbito é de assinalar:
1. A implementação dos processos de desmaterialização da FPN e respetivo fluxo de interação entre os diferentes sectores e entidades, articulando as estruturas de liderança com as estruturas intermédias de governação, envolvendo as pessoas nas decisões; adequando o modelo funcional e adotando práticas organizativas flexíveis.
2. A Centralização da comunicação institucional, gestão interna de informação e comunicação unificada entre todos os departamentos e atividades, afirmando a marca FPN pela renovação da página web com páginas específicas de notícias e eventos e de multimédia.
3. A disponibilização aos agentes desportivos de uma estrutura de suporte que lhes garanta condições para cumprir o seu trabalho, com planos estruturados e duradouros onde expõem todos os seus processos e contextos e nos quais são evidenciadas as condições, ferramentas e instrumentos de trabalho ao dispor, mediante o desenvolvimento de sistema de informação, de suporte à decisão (nova aplicação androide e IOS).
Vamos continuar a mudar a natação: massificando a prática elevando os níveis de adesão como contribuintes líquidos da saúde e bem-estar sociais e aumentar a qualidade da prática dos atletas, nas suas diferentes modalidades: polo aquático; natação pura desportiva; natação sincronizada; masters; águas abertas.