O 13.º Festival de Estrelas do Mar de Natação Artística contou este ano com um número recorde de 170 nadadoras em representação de 14 clubes, no dia 16 e 17 de junho na Piscina Municipal de Vila Nova da Barquinha.
Um evento de dimensão nacional organizado pela Associação de Natação de Santarém, Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, integrado nas Festas do Concelho.
O Festival Estrelas do Mar está incluído nos programas de desenvolvimento desportivo da natação artística da FPN. Um programa para nadadoras de qualquer idade, não competitivo, desde a iniciação até aos masters. O programa conta com a realização de provas para quatro níveis: estrelas laranja, estrelas rosa, estrela verde, estrela azul, com escalões de +12 e -12.
“No regulamento das provas as nadadoras têm que prestar provas de figuras, destrezas em seco, destrezas na água, natação pura, esquema técnico com elementos obrigatórios definidos em cada uma das estrelas. Este ano foi dificultado o nível técnico das estrelas, foi definido ainda um tema para a escolha musical desses esquemas técnicos que foi o rock”, explica Mariana Marques, DTN para a Natação Artística.
“O Festival Estrelas do Mar tem um papel cada vez mais importante na formação das nadadoras das escolinhas. É uma forma dos clubes poderem integrar nadadoras, não só de escalões de pré-competição, mas também já com alguma idade que não tem nível técnico suficiente para as competições, mas que podem participar nas turmas de exibição”, conclui a treinadora.
Entre os clubes novos destaque para o Viver Santarém que vai integrar também o campeonato nacional de verão.
Clubes participantes: Gesloures, Ovar Sincro, Fundação Beatriz Santos, Viver Santarém, Aminata, Portinado, SC Espinho, SAD, EU Lisboa, CLAC, Lousada, Odivelas, Município de Lagoa, Búzios.