Gesloures domina Nacional de Inverno

Image

O Campeonato Nacional de Inverno que decorreu nas Piscinas Municipais da Mealhada, nos dias 17 e 18 de Março, contou com a presença de 158 nadadoras em representação de 11 clubes. O clube mais representativo foi a GesLoures com 30 nadadoras em competição.

Ao longo dos dois dias de Campeonato foram realizadas 69 coreografias nos vários escalões em competição – Infantis, Juvenis, Juniores e Absolutas. De salientar a reformulação das provas presentes neste Campeonato Nacional com a exclusão das provas de Solos Infantis, Juvenis e Absolutos e dos Esquemas Livres Combinados.

Terminada a competição, os destaques coletivos seguem para as nadadoras da GesLoures que se demonstraram quase imbatíveis vencendo todas as provas do calendário competitivo com exceção dos Duetos Júnior (Livre e Técnico) e da Equipa Infantil que foi conquistada pela FOCA. Ainda nas provas de Figuras Infantil e Juvenil foi também a Gesloures que se classificou no primeiro posto com as nadadoras Carlota Mata e Ana Costa, respetivamente.

As nadadoras de Loures subiram ao pódio em todas as provas, mas foi na Equipa Livre Abs., Equipa Técnica Abs., Dueto Técnico Abs., Dueto Livre Abs., Solo Técnico Jun., Solo Livre Jun., Equipa Juv., Dueto Juv. e no Dueto Inf. que levaram o ouro.

No medalheiro geral, a surge a Foca em segundo lugar e o OSCN em terceiro no que diz respeito ao número de medalhas conquistadas.

Nota ainda para a evolução qualitativa do MO que obteve a sua primeira medalha num Campeonato Nacional (3.º lugar no Dueto Infantil) e para o CFP que integrou a sua primeira nadadora no estágio da seleção nacional juvenil.

O número de atletas em competição manteve-se semelhante ao mesmo Campeonato realizado na época passada, no entanto verificaram-se algumas alterações ao nível dos clubes participantes com a saída da Fundação Beatriz Santos Clube (FBSC) quando comparado com o Campeonato Nacional de Figuras de Novembro.

Nota para a ausência do Clube de Natação da Amadora (CNA), da Associação de Nadadores Salvadores de Coruche (BÚZIOS), do Clube Avançado do Estádio Universitário de Lisboa (CCDAEULx) e do Algés que ainda não participaram em competições nacionais na presente época.

De acordo com o previsto no Plano de Alto Rendimento de NS, o Campeonato Nacional de Inverno representa um momento muito importante de seleção de nadadoras para as várias Seleções Nacionais.

Após o seguimento dos resultados desportivos (CN de Figuras e CN de Inverno) das nadadoras do escalão Juvenil e da realização de uma prova de seleção durante o Campeonato, foram selecionadas as 12 nadadoras que integrarão o primeiro Estágio de preparação para a Taça COMEN já nos dias 2 a 8 de Abril, em Lamego.

A lista de nadadoras foi divulgada durante a cerimónia protocolar de entrega de medalhas do último dia de competição apresentando assim as nadadoras ao público presente. Foram desta forma convocadas as seguintes nadadoras: Rita Silva, Gabriela Ribeiro (Foca), Ana Costa, Marta Moreira, Carlota Fonseca, Maria Madureira (Gesloures), Matilde Gama, Carolina Leite, Benedita Lopes, Joana Fonseca (OSCN), Inês Dubini (CFP) e Mariana Ganhão (Aminata).

No que diz respeito à Seleção Nacional Júnior, foi definida qual a coreografia de Dueto Técnico a apresentar no Campeonato da Europa de Juniores (Junho, Finlândia). Este Campeonato Nacional foi também um momento de avaliação das três nadadoras integradas no Dueto Nacional Júnior (Beatriz Gama (OSCN), Francisca Fonseca (GESL), Mariana Teixeira (FOCA)) nas provas de Solo Livre e Técnico. As coreografias selecionadas irão também competir no Europeu de Juniores.

Para além da Seleção Juvenil e Júnior, foi realizada uma Prova de Seleção para a Equipa Nacional Absoluta no último dia de competição para as nadadoras Juniores e Absolutas. Ficam selecionadas para o primeiro estágio as seguintes nadadoras: Bárbara Costa, Bruna Garcia, Cheila Vieira, Filipa Coelho, Francisca Fonseca, Maria Beatriz Gonçalves, Maria do Carmo Martins (GesLoures), Beatriz Gama, Filipa Faria, Marta Costa (OSCN), Sofia Guerreiro (Aminata) e Mariana Teixeira (FOCA).

A opinião quantitativa e qualitativa dos nossos árbitros internacionais foi também fundamental na tomada de decisão das várias seleções pelo comité técnico da nossa Federação.

De referir a mudanças no Regulamento FINA que aumentaram a dificuldade técnica da modalidade e como tal, os clubes necessitam de mais tempo para trabalharem as suas nadadoras e poderem apresentar-se no nível necessário exigido, o que pode justificar a ausência de alguns clubes.

Verificou-se também um aumento na dificuldade apresentada das coreografias em competição, o que é bastante satisfatório para a evolução quer da modalidade a nível nacional quer internacional, tendo em conta que as coreografias que as Seleções nacionais apresentam nas competições internacionais têm por base os clubes.

Balanço da DTN Mariana Marques

RESULTADOS http://www.fpnatacao.pt/evento.php?codigo=486