«Competir com os melhores»

Image

É figura de proa da natação portuguesa e, naturalmente, um dos selecionados para representar Portugal no Campeonato da Europa de piscina curta que se realiza de 2 a 7 de dezembro, em Lublin, na Polónia. Diogo Ribeiro olha para esta competição como uma oportunidade para nadar com os melhores, mas também com ambição de superar-se individualmente. «É mais uma competição de bom nível, onde podemos mostrar tempos interessantes e competir com os melhores. Tenho a ambição e o objetivo de nadar para melhorar os meus tempos como faço em todos os momentos de forma!», frisou o nadador que nesta competição irá nadar os 50 e 100 mariposa e livres.

Já o seu treinador, Samie Elias, destacou que o Europeu é uma excelente competição para continuar a evoluir e consolidar trabalho desenvolvido: «Após um ano exigente, este Europeu é uma excelente oportunidade de evolução competitiva e preparação para desafios maiores. Vamos aproveitar o momento para consolidar trabalho e crescer como equipa, sem perder o foco nos objetivos principais da temporada.»

Atleta do Centro Alto Rendimento (CAR) do Jamor desde 2021, logo no ano seguinte começou a brilhar internacionalmente, com a conquista de três medalhas de ouro no Mundial de juniores, em 2022, em Lima (Peru), nas provas de 50 e 100 mariposa e nos 50 livres - ainda hoje é detentor do recorde mundial de juniores nos 50 mariposa – e conquistando também o bronze no Europeu de piscina longa (Roma).

Se como nadador júnior deixou a sua marca, como sénior também já inscreveu o seu nome nas páginas de ouro da natação portuguesa ao conquistar a prata nos Mundiais de Fukuoka (2023) e, no ano seguinte, em Doha, ao ganhar o ouro nos 50 e 100 mariposa.

Esteve presença nos Jogos de Paris (2024) e é detentor de sete recordes nacionais.