Beatriz Gonçalves e Daniel Ascenso 5.º lugar no dueto técnico misto no Europeu Funchal 2025

Image

Beatriz Gonçalves e Daniel Ascenso terminaram em 5.º lugar no dueto técnico misto hoje no European Aquatics Artistic Swimming Funchal 2025 que decorre até dia 5 de junho.

O dueto de Portugal somou 155.7034 pontos (Elementos – 78.3784; Impressão – 77.3250) numa competição dominada pelos espanhóis Dennis Gonzalez Boneu e Mireia Hernadez Luna, com 216.1967.

O segundo lugar foi para a dupla britânica Isabelle Thorpe e Ranjuo Tomblin (214.9441. O pódio ficou completo com os italianos Filippo Pelati e Lucrezia Ruggiero (205.9059).

O 4.º lugar foi para a dupla israelita (176.4767). Portugal em 5.º ficou à frente da Grécia (132.2483) e da Bulgária 125.5700).

Maria Beatriz Gonçalves: «Correu bastante bem. Foi uma ótima estreia para nós. Falávamos sobre a Chilua [treinadora], sobre se o que se viu cá fora correspondeu. Confirmou que passámos boa imagem, e sentimo-nos bem dentro de água. É sempre estranho, foi a primeira vez em ritmo competitivo. Correu bastante bem. É ver que os juízes sorriam de volta. É para nós muito prazeroso, ver que público, juízes, vibram connosco, sentir o apoio das treinadoras. Temos muitos momentos em que olhamos um para o outro e sentimos: está quase, ‘bora lá.»

Daniel Ascenso: «Passa muito rápido. É mesmo muito rápido, com o tempo todo de treino em cima, são dois minutinhos e depois nem damos por isso. Passa mesmo muito, muito rápido. Foi uma experiência bastante positiva. Podemos retirar daqui coisas para continuar a trabalhar e continuar a evoluir. Temos sempre esta vantagem, do público mais caloroso.

É sempre bom sairmos de umas pernas em que a cabeça anda ali às voltas, sem oxigénio suficiente, e recebermos este êxtase. Temos de corresponder, entregar tudo o que trabalhámos. Hoje, já me ajuda a mandar embora uma boa parte dos nervos. Já experienciei aquilo que vou sentir daqui a dois dias, mas não da mesma maneira. Já me ajuda a memorizar e ter perceção de como vai ser.»

Chilua Pegado, treinadora: «As ‘basemarks’ são a nossa paranoia, agora, normalmente ficámos sempre felizes, mesmo que o resultado depois não seja o esperado. Significa que fizemos o que nos propusemos fazer. Simples, bem executado, e acho que foi o que conseguimos fazer. Fiquei muito satisfeita.

Confiava muito que conseguissem fazer tudo isto, pela estratégia, por tentar fazer coisas mais simples. Queria que no treino conseguissem executar. Há sempre os nervos, e numa prova desta dimensão, há sempre alguma coisa que pode correr um pouco menos bem. No caso deles, são dois atletas que competem muito bem.

Superam-se em prova. Estava um pouco mais segura e estiveram excelentes. Os juízes sorriam, gostaram, e a parte técnica que tinha proposto foi conseguida. Foi superbem conseguido, independentemente do resultado.»

PROXIMAS PARTICIPAÇÕES PORTUGAL

Europeu Funchal 2025:

Dueto livre – N.º 6, na manhã de quarta-feira, dia 4. Entre as 9h00 e 12h30.

Dueto misto livre – N.º 4, na manhã de quarta-feira, dia 4 de junho. Entre as 9h00 e 12h30.

Taça COMEN:

Dueto livre – N.º 10, quarta-feira, dia 4 junho, das 09h00 e 12h30

Dueto livre misto – N.º 4, quarta-feira, dia 4 junho, entre as 09h00 e 12h30

Combinado - N.º 5, quarta-feira, dia 4 junho, entre as 16h00 e 17h30.

RESULTADOS: https://europeanaquatics.org/artistic-swimming-funchal-2025/

FOTOS - https://www.facebook.com/fpnatacao1930