Seleção Sub-19 em 4.º lugar no "Next Generation Cup" Barcelona 2024

Image

Torneio feminino "Next Generation Cup" Barcelona 2024

A seleção de Portugal feminina Sub-19 terminou em quarto lugar o Torneio "Next Generation Cup" Barcelona 2024 após ceder frente à formação de Malta Sirens ASC por 7x9 na disputa pelo terceiro e quarto lugar.

A formação orientada por António Machado esteve na luta pelo bronze até aos últimos minutos, numa partida que registou os parciais de 0-1, 1-3, 2-2 e 4-3.

Ontem, na meia final, a seleção de Portugal feminina Sub-19 perdeu frente ao CN Sabadell, por 13x3 (2-1, 4-0, 3-0, 4-2). O Sirens ASC (Malta) perdeu com CN Catalunya (9x7), no segundo jogo da meia final.

A seleção de Portugal empatou na manhã de sábado, com o BCN WP Club – Barcelona por 9x9 (1-2, 2-0; 3-1, 3-6) no jogo da terceira ronda de apuramento para a meia final do "Next Generation Cup" Barcelona 2024. 

Ainda no sábado, seleção feminina Sub-19 de Portugal venceu o a ZVL – 1886 (Países Baixos), por 10x6 (4-1; 1-2; 3-0; 2-3) em jogo da primeira ronda do "Next Generation Cup" Barcelona 2024. 

Na segunda ronda, Portugal perdeu com o CN Catalunya, por 11x7. A formação lusa cedeu frente à equipa catalã pelos parciais de 3-1, 3-0, 2-3 e 3-3.

António Machado em balanço da participação da seleção sub-19 em Barcelona:

«O 4.º lugar no Torneio foi muito positivo. Deixamos atrás de nós a equipa dos Países Baixos e as seleções inglesa e sul africana e a equipa da casa, a Biwpa, com um misto de jogadoras espanholas e várias nacionalidades. À nossa frente ficou o campeão de Malta de juniores que tem jogadores de outras nacionalidades, uma boa equipa, mas do nosso nível e duas equipas espanholas na final, sabendo que Espanha, atualmente, é a grande potência do polo feminino sénior e de categorias campeãs olímpicas campeãs mundiais e europeias.»

«A participação no Torneio de Beja tinha também como objetivo a participação no "Next Generation Cup" Barcelona.

O grande objetivo passa pelo uniformizar do modelo de jogo da seleção nacional, implantado pela atual equipa técnica para que seja desenvolvido pela seleção sénior e também pela equipa júnior que integra algumas jogadoras que já fazem parte da seleção absoluta.

Portanto, é importante a aplicação desse modelo de jogo que está criado e quem integra à seleção saiba como é que é o processo e a dinâmica de jogo das equipas femininas nas seleções nacionais. Esse era o grande objetivo. Em Beja iniciamos esse modelo de jogo com o objetivo de o aperfeiçoar ao máximo a forma de Portugal jogar.

Quanto ao Torneio em Barcelona, se me dissessem que iriamos ficar em 4.º lugar eu assinava por baixo. As equipas que ficaram à nossa frente tem um nível elevado. A equipa de Malta tem feito um grande investimento nas suas participações na Champions e Challenge Cup. Apresenta algumas jogadoras estrangeiras que ajudam a dinamizar o polo aquático em Malta – embora tenha sido um jogo em que poderia ter “tombado” para qualquer um dos lados. Apesar de algum cansaço na seleção nacional, entendo que são equipas similares.

As duas formações que ficaram à frente no Torneio são clubes da primeira divisão de Espanha onde a maior parte delas jogam nessas equipas e estamos a falar da Espanha que é a grande potencia do polo aquático feminino tendo conquistado tudo, sagrando-se campeã Mundial de juniores. É um polo aquático que esta noutro patamar.

Os resultados que fizemos contra o Catalunha, que acabou se sagrar campeão do Torneio, foi um jogo que Portugal esteve bem, ao perder 11x7. O jogo menos conseguido, talvez pela questão da ansiedade de estar a jogar uma meia final, porque até ali, aquilo que transmitimos às jogadoras é que estávamos ali para desenvolver o nosso trabalho, a nossa forma de jogar e colocá-la em prática em jogos de grau de dificuldade e exigência elevados, o que normalmente não temos no nosso campeonato.

Portanto, isso fazia que fosse o principal objetivo e que se focassem no que estava combinado no nosso modelo de jogo em todos os jogos, porque no fundo adotamos a mesma forma defensiva, a forma de jogar foi idêntica ao logo de todo o jogo, isto para cimentar esse modelo na seleção.

No jogo com o Sabadell, uma equipa fortíssima, tentamos jogar de igual para igual e cometemos um erro crasso e foi um jogo menos conseguido e perdemos por uma diferença perfeitamente natural dada a diferença de nível.

Mas quanto à participação geral no Torneio, a seleção esteve muito bem, consegui por em prática o que foi solicitado, umas vezes melhor outras pior. Fizemos um jogo inicial contra as holandesas, que acabaram por ficar em 5.º lugar, muito bom, talvez o melhor jogo da seleção júnior. Conseguimos pôr em prática o nosso modelo de jogo muitíssimo bem. Para ganhar a uma equipa dos países baixos, da primeira divisão, é preciso que tudo tenha corrido bem. Foi um grande jogo.

O Torneio foi espetacular. A única coisa a criticar, por todas as equipas, é que o nível da arbitragem não acompanhou a dimensão do Torneio. Temos razões queixa contra Malta.

No final fica o 4.º lugar num torneio competitivo o que nos deixa cada vez mais convicto de que vale a pena apostar no sector feminino e nesta geração que pode ser o ponto de partida para reacender tudo o que se preconiza para o desenvolvimento da modalidade. Temos essa oportunidade de o conseguir conquistar com a conciliação da família do polo aquático em prole desse objetivo.»

SELEÇÃO: (os clubes indicados para cada jogadora correspondem à filiação na época 2023/2024) Aline Goncalves Martins, 2008, ano nascimento, clube SLB; Laia Sofia Pereira, 2010 SCP; Ana Carolina Monteiro, 2006 CFP; Lídia Trigo Rocha, 2005 CWE (ES); Ana Maria Vicente, 2006 CFP; Luana Ferreira Matos, 2008 CAP; Analisa Rebelo Teixeira, 2006 SLB; Maria Inês Barbosa, 2006 CAP; Beatriz Rocha Sousa, 2006 CFP; Mariana Pinto Carvalho, 2007 CFP; Carolina Gomes Quinhentas, 2005 CAP; Marta Gandarela Quesada, 2005 CFP; Francisca Martins Ribeiro, 2008 SLB; Susana Filipa Lopes, 2007 CFP; Joana Geadas Arromba, 2006 SLB.

Quadro técnico e staff (Nome Instituição Função):  António Machado, SLB Treinador; Ferran Pascual, CNR Treinador; Beatriz Lopes Cavaleiro Treinadora.

O torneio feminino "Next Generation Cup" Barcelona 2024 é composto por oito equipas divididas por dois grupos:

GRUPO A - CN Sabadell, ASC Sirens, Elevate Waterpolo, UK National Team.

GRUPO B - CN Catalunya, BCN WP Club, Seleção Portugal, ZVL – 1886.

DIA 20 de setembro –

15h00 (hora de Portugal) – Seleção Portugal x ZVL – 1886.

19h00 - CNCatalunya x Seleção Portugal.

DIA 21 de setembro –

11h00 - BCN WP Club x Seleção Portugal

16h00 - meia final CN Sabadell x Seleção Portugal

MAIS INFORMAÇÃO:https://www.biwpa.com/next-generation/

(actualizado às 09h27 de 23/09/2024)