Benfica é pentacampeão feminino de polo aquático

Image

O Benfica é pentacampeão feminino de polo aquatico

O Benfica conquistou hoje o título de campeão de Portugal de polo aquático feminino 2023/24. A equipa da Luz bateu o Fluvial Portuense por 14x8 (1-4; 3-0; 4-2; 6-2), no terceiro jogo decisivo do play-off, realizado em Algés.

O Fluvial, do técnico de Nuno Marques, que tinha vencido o 2.º jogo do play-off por 16x13, entrou melhor no jogo, tendo chegado à vantagem de 4-1 no primeiro tempo.

A equipa encarnada liderada por António Machado reagiu, tendo marcado 3-0 no segundo período para empatar a partida.

No terceiro tempo a equipa do Benfica chegou à liderança da partida com o parcial de 4-2 mantendo no derradeiro período o parcial de 6-2 para o resultado final de 14 x 8.

SLB x CFP, 14-8 (1-4; 3-0; 4-2; 6-2)

O Benfica conquistou cinco troféus no seu historial em 2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24. Em 2019/20 o campeonato foi cancelado devido à pandemia.

Num campeonato iniciado em 1989, o Fluvial Portuense soma no seu palmarés 12 títulos nacionais femininos: 2003 até 2008; 2012 e 2013 e 2015 a 2018.

1.º jogo play-off: SLB X CFP, 11-10 (2-3; 3-3; 4-2; 2-2)

2.º jogo play-off: CFP X SLB, 16-13 (4-3; 5-6; 2-2; 5-2).

Benfica: Matilde Ribeiro, Alice Rodrigues (2), Joana Arromba, Analisa Teixeira, Inês Nunes (2), Ana Jardim (2), Carlota Milheiro (1), Madalena Lousa (3), Marta Nascimento, Kerem Noy, Georgia Eccles (1), Noelia Perez (3), Chantal Neves, Sara Almada, Aline Martins.

Equipa Técnica: António Machado - treinador principal; Tomas Proença - delegado de equipa; Augusto Jardim - team manager; Bruno Cargaleiro - treinador assistente.

Fluvial Portuense: Beatriz Cavaleiro, Maria Ferreira (1), Carolina Fernandes (2), Ana Ribeiro, Inês Mariani, Vera Santos, Marta Fernandes, Beatriz Sousa, Ana Andrade, Beatriz Pereira (2), Catarina Reis (2), Lídia Rocha (1), Mariana Carvalho, Sophie Kadifa, Ana Leal.

Equipa técnica: Nuno Marques - treinador principal; Carolina Faria - team manager; Cátia Gaspar - team manager.

António Machado, treinador do Benfica: «Era uma finalíssima, toda a gente sabia disso. Em primeiro lugar uma bancada cheia com as das equipas a serem apoiadas pelos seus simpatizantes. Foi muito bom para a modalidade. Quanto à arbitragem, penso que ficou bem esclarecido. O Benfica não reclamou nada da arbitragem nem no primeiro como no segundo jogo, onde teve razões de queixa no meu entender, nem no terceiro jogo. Os árbitros tentam fazer o seu papel nós fazemos o nosso.

Quanto ao jogo, o Fluvial entrou melhor, numa perspetiva agressiva. O Benfica fez pela vida, mas as bolas bateram ou no guarda redes, que esteve bem, ou nos postes. Faz parte do jogo. Numa parte avançada do jogo também poderão dizer que fomos felizes com duas bolas que bateram de ressalto e acabam por entrar, mas também houve outras que bateram bem no angulo e não entraram. Apesar do Fluvial chegar a uma vantagem de três golos, nós imediatamente voltamos a defender a nossa “zona M” e as nossas jogadoras foram extraordinárias na adaptação a essa “zona M” e aos poucos o Benfica foi tomando conta do jogo e não deixou qualquer margem de dúvida numa finalíssima a três jogos e mereceu ganhar o campeonato não só pelo que fez não só no play-off final, mas também por toda a época… o Benfica perdeu um jogo.

O campeonato é uma competição que começa em outubro e termina em junho e tem de ser premiado o mais regular e esse foi o Benfica. Apesar de questionar porque o campeonato andou um mês para a frente, o que se não tivesse acontecido tinha sido disputado como os últimos 10 anos, no final de abril, início de maio. E assim o Fluvial não teria dois reforços que fizeram grande diferença na equipa do Fluvial, mas que valorizaram ainda mais a vitória do Benfica. Estou super-satisfeito por ter conquistado o pentacampeonato e estou super-motivado para continuar a ganhar tendo consciência que um dia não irá ser campeão tudo fazendo para que aconteça o mais tarde possível.»

RESULTADOS EM DIRETO