A seleção nacional inicia a participação Taça do Mundo Golfo Aranci (Itália), amanhã sábado na prova de 10 km. Domingo compete na estafeta mista de 4x1500 m.
Sábado dia 20 maio: partida masculinos, com Diogo Cardoso, Tiago Campos, às 10h00 locais (9h00 Portugal continental) e femininos, com Angélica André e Mafalda Rosa, às 12h30 locais (11h30).
Domingo dia 21 maio: Estafeta Mista de 4x1500m às 9h00 locais (8h00).
O enquadramento técnico é assegurado pelo DTN da FPN Daniel Viegas e João Viola treinador do FC Porto.
Num momento competitivo específico, os nadadores portugueses estão presentes nesta competição para obter a melhor classificação, entre a elite mundial presentes.
Em competição estarão perto de 70 nadadoras e perto de 80 nadadores, segundo a World Aquatics será recorde de participantes em Taças do Mundo.
Algumas das melhores seleções do mundo farão aqui a sua seletiva para o Mundial de Fukuoka, entre ela a dos Estados Unidos.
Daniel Viegas (DTN): “Espera-se uma prova rápida, como tem sido habitual, com muito contacto físico. A prova terá 6 voltas de 1666m, o que significa muitos contornos de boias. Uma questão que está ainda no ar é o uso de Fatos isotérmicos, visto que a água está nos 17.5 graus e tem algumas oscilações, sendo algo que pode ter implicação direta no decorrer da prova. Temos por meta entrar no Top 16 feminino e também conseguir pelo menos um lugar de primeiro terço masculino.»
Recorde-se que a regra relativa aos fatos mudou esta época. Agora é proibido o fato isotérmico acima dos 18 graus, sendo que no passado ano só acima dos 20 graus.
ENTRY LIST:
https://www.worldaquatics.com/competitions/3066/world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2023