Alberto Silva: «Open de Portugal um marco importante»

Image

Alberto Silva, treinado nacional FPN, reconhece que o Open de Portugal foi um «marco importante, um bom sinalizador» para a natação lusa. O treinador FPN faz uma análise dos nadadores e da competição com a perspetiva das grandes competições internacionais: Europeu sub 23, Mundial Fukuoka e Jogos Olímpicos de Paris 2024.

«Este é um marco importante, um bom sinalizador para Portugal»

«No momento em que tivemos a satisfação de assistir ao Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento a realizar mínimos para Paris 2024, importante também o resultado de minimos da Camila Rebelo, realizado em Espanha. Foi um grande “start” da natação de Portugal na primeira "competição alvo" - termos três atletas da nova geração apurados para Paris 2024, e considero o Miguel Nascimento também da nova geração porque é a estreia em jogos olímpicos. Este é um marco importante, um bom sinalizador para Portugal. Os nadadores realizaram marcas com tempos fortes, com boas classificações em "rankings" mundiais e europeus, o que dá mais credibilidade ainda ao trabalho que vem sendo realizado em Portugal.»

«Mínimos conquistados no período na fase de eliminatórias»

«Um marco interessante foi assistir a treinadores e atletas a prepararem-se com tudo aquilo que tinham à sua disposição para já realizar essa tentativa de mínimos da parte da manhã. Alguns mínimos foram conquistados nesse período na fase de eliminatórias. Isso é um bom indicador. Um exemplo para todos nós envolvidos nessa missão dos Jogos de Paris. Temos uma possibilidade de manhã, e soubemos e procuramos, mesmo quando falhamos apresentarmo-nos bem já nessa oportunidade. Isso vai ser importante quando chegarmos aos próximos desafios internacionais, onde os nossos nadadores vão ter de se apresentar a nadar forte pela manhã. Aprendermos, seja com o sucesso, seja com insucesso temporário, uma falha, vai nos deixar mais fortes na frente para quando estivermos a ser colocados à prova a nível internacional.»

«Envolvimento da comunidade na busca dos melhores resultados.»

«Sobre a competição gostei muito da estrutura que a Madeira oferece. Gostei bastante do clima, da ilha. E gostei bastante do clima da competição. Do narrador, das equipas, da arquibancada, do envolvimento da comunidade na busca dos melhores resultados. Muitos deles aconteceram, alguns poderão acontecer nesta semana, se não em Lisboa ou Eindhoven, ainda vamos ter mais alegria e aumentar mais o número de atletas para Paris. Houve um envolvimento importante dos treinadores, dos clubes, poupando os atletas em alguns momentos para que eles pudessem estar focados no objetivo maior de qualquer atleta para poderem estar focados nos mínimos do mundial de Fukuoka como nos Jogos de Paris.»

«Um bom número de atletas realizaram mínimos para os Mundiais.»

«Além dos mínimos para os Jogos de Paris, tivemos também um bom número de atletas que realizaram mínimos para os Mundiais de Fukuoka e Europeu Sub 23 Dublin, competição que estreia no cenário Europeu. Inclusive com alguns convidados fora da Europa muito fortes. O Open de Portugal foi um bom evento para que os atletas, com muita qualidade, uma estrutura boa para que os atletas se apresentassem bem. Esta semana concluímos esta fase com alguns atletas em Eindhoven outros no nacional de clubes já apontando para essas competições de final de época. Espero que com um número grande de atletas, como podemos confirmar neste Open e que cheguem na melhor forma para representar a natação portuguesa.»

«Admirador da natação adaptada e da capacidade desses atletas e treinadores em Portugal.»

«Tivemos também a presença da natação adaptada durante toda a competição com grandes resultados. Não sou um conhecedor, mas um admirador da natação adaptada e da capacidade desses atletas e treinadores em Portugal. Foram batidos vários recordes nacionais, alguns tempos de nível internacional e um recorde do mundo dos 200 costas por Marco Meneses, resultados que fecham muito bem o evento e traduz a posição que Portugal está-se colocando na Europa e no Mundo, uma evolução em diferentes disciplinas para conquistar um lugar de maior destaque no futuro.»