Jogos Santa Casa - Open de Portugal Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos Madeira 2023, que decorre no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal de 30 de março a 2 de abril 2023, foi hoje apresentado no Funchal.
A elite da natação de Portugal inicia na Madeira o caminho que a poderá levar a Paris 2024. Alguns dos melhores nadadores portugueses poderão já carimbar o passaporte para os Jogos da capital francesa.
Na conferência de Imprensa realizada às 11h30 de hoje na piscina da Penteada, Tamila Holub, campeã europeu juniores, olímpica no Rio 2016 e Tóquio 2020, foi convidada pela organização para falar em nome dos nadadores presentes na Madeira. «Obrigado pela honra para poder falar pelos 724 atletas. Alegria voltar à Madeira. Somos sempre muito bem recebidos na Madeira. Instalações ótimas, as minhas preferidas, a simpatia. Já fiz aqui a preparação Tóquio e agora para Paris. Penso que os atletas estão muito motivados para fazer mínimos. Temos nível para ter uma boa participação para Paris», afirmou a nadadora do Sporting de Braga.
António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação reafirmou a excelência da Madeira como «palco de oportunidades». O dirigente federativo acredita que se realizarão «grandes marcas de apuramento» para os Jogos de Paris e o Mundial de Fukuoka. António José Silva fez um agradecimento especial ao Governo Regional pelo apoio inequívoco num processo histórico de grandes organizações na Madeira, com os Mundiais e Europeus e proximamente o Europeu de natação artística em agosto. Destacando ainda o Congresso LEN- Liga Europeia de Natação, de que também é presidente, a 16 e 17 de setembro.
Duarte Oliveira, diretor de Departamento de Juventude e Desporto da Camara Municipal do Funchal, «agradeceu o desafio» colocado pelos organizadores para se associarem a mais um grande evento. «Um palco muito favorável para grandes eventos desportivos apoiado pela qualidade organizativa».
Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira, encerrou a conferência de imprensa destacando: «Este evento não é mais uma organização que resulta de um compromisso de uma parceria entre a FPN e a ANM para se realizar um conjunto de grandes competições. Um momento para vermos natação de grande nível e em simultâneo colocarmos esta infraestrutura desportiva na roda dos eventos nacional e internacionais numa afirmação da prática desportiva para todos. Faz todo o sentido o apoio as diferentes modalidades e aos grandes eventos. Uma boa iniciativa da Associação a homenagem aos antigos campeões referencias para todos nós.
A Associação da Natação da Madeira aproveitou este momento para homenagear os antigos campeões da Madeira do ano de 1962:
Pamela Gouveia (100m livres), do CSM; Fátima de Freitas (100 bruços), do CSM; Maria Mendes (100 bruços), do CSM; António Andrade (100m mariposa), do CDN; Rui Marote (4x200 estilos), do CSM; João de Freitas (100m bruços e 200m bruços), do CDN; Maria Bacanhim (4x100 estilos), do CSM; Isabel Pinto (100m bruços e 4x100 estilos), do CSM; Maria Sousa (100m livres, 200m livres, 400m livres, 100m costas e 4x100m estilos), do CSM; Danilo Matos (4x200m livres), do CSM; José Franco (400m livres, 4x200 livres e 4x100m estilos), do CSM.