Ana Marcela Cunha soma quarta vitória em Setúbal. Italianos dominam prova masculina

Image

O italiano Gregorio Paltrinieri e a brasileira Ana Marcela Cunha venceram hoje no Sado a competitiva prova da Taça do Mundo os 10 km da FINA Marathon Swim World Series Setúbal 2022, disputada, ao segundo, sob condições difíceis, com ondulação, correntes e forte vento. Angélica André foi 12.ª em femininos e Tiago Campos terminou em 21.º, nos masculinos.

A elite mundial das águas abertas apresentou-se com níveis altos de competitividade. Gregorio Paltrinieri, bronze nos Jogos de Tóquio, venceu a prova masculina com 1.53,45 horas, à frente do compatriota Domenico Acerenza (1.53,47) e do húngaro Kristof Rasovszky (1.53,52), prata nos Jogos do Japão.

Num pelotão da frente muito cerrado, sete italianos concluíram a prova nos 10 primeiros, numa competição que era de apuramento da seleção transalpina para o Mundial Budapeste, daqui a um mês. David Betlehem, também da Hungria, terminou em sétimo, enquanto o norte-americano Joey Tepper foi o nono.

O português Tiago Campos terminou em 21.º e Diogo Cardoso 34.º.

Gregorio Paltrinieri: «ser o primeiro em Setúbal foi a melhor forma de começar o circuito mundial e garantir a liderança da equipa Italiana para o mundial de Budapeste.»

Tiago Campos: «Gosto de nadar com ondas, mas destas é diferente. Procurei colocar-me bem na corrida, mas fiquei na cauda do pelotão. Da quarta para a quinta volta perdi o grupo.»

A brasileira, campeã olímpica em Tóquio, dominou no Sado, para superiorizar-se nos derradeiros metros (a sua quarta vitória em Setúbal), um segundo menos que nadadora Sharon van Rouwendaal (Países Baixos), campeã olímpica no Rio de Janeiro e segunda em Tóquio. A alemã Leonie Beck foi terceira, seguida e por cinco nadadores com o mesmo tempo.  Angélica André foi 12.ª classificada.  E Mariana Mendes conclui em 22.ª.

Ana Marcela Cunha: «nado em Setúbal sempre para vencer. Estou super-feliz por mais uma vitória em Portugal. Controlei sempre a prova e fui mais rápida no final.»

Angélica André: «Já competi aqui em Setúbal pela 9.º vez e nunca apanhei assim a água. Foi duro, mas penso que fiz uma boa prova. Fiz tudo para não perder o contacto. Perdi na parte final.»

Depois da primeira etapa da Taça do Mundo em Setúbal, a competição estará em Paris, a 9 e 10 de julho, numa etapa que funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa. Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para a terceira etapa, de 26 a 28 de agosto, a qual se realiza em Lac Mégantic, no Canadá.

RESULTADOS:

https://lap2go.com/pt/event/fina-marathon-swim-world-series-leg-1-2022/live-results.html