Patrícia Magalhães: «grupo coeso e motivado a trabalhar para enfrentar os futuros desafios»

Image

Patrícia Magalhães, treinadora adjunta das seleções de Portugal, faz uma análise dos centros de treino e dos jovens jogadores de polo aquático integrados na preparação das seleções nacionais: «Foram criados dois centros de treino para a preparação das Seleções Nacionais de Sub-18 e Sub-16 um em Vila Meã e outro em Alvalade.

Um grupo coeso e motivado a trabalhar para enfrentar os futuros desafios, cientes de que irão encarar das melhores seleções a nível mundial.

Agradeço a oportunidade de poder colaborar nesta tarefa, é um privilégio poder trabalhar com os melhores jogadores de formação e poder contribuir para o seu desenvolvimento enquanto jogadores de polo aquático.

Face à exigência do patamar competitivo, pressupõem-se assim a necessidade que os atletas estejam ao melhor nível possível, quer técnico, tático e físico, sendo este último fundamental para a melhoria da performance e para a prevenção.

Após uma célere avaliação, está a ser desenvolvido um trabalho que visa colmatar algumas debilidades referentes a alguns indicadores de força e mobilidade.

É importante a criação de rotinas de ativação e alongamentos, e que as mesmas sejam incluídas com uma maior frequência na rotina de treino dos atletas, permitindo assim a sua evolução e consequentemente a sua performance em jogo. O jogador de polo aquático tem um estilo de vida próprio e deve ajustar o seu quotidiano em função da sua vida de atleta, para isso, existe a necessidade de uma capacidade de organização para cumprir com sucesso todas as tarefas do dia-a-dia.

Este tipo de trabalho regular nos centros de treino permite um acompanhamento e avaliação muito mais eficazes. No que diz respeito a condição física geral e específica estes centros de treino podem potenciar em muito os jogadores de polo aquático em Portugal num curto médio prazo.

A realização deste centro de treino da zona norte em Vila Meã é de grande importância, Amarante possuí excelentes instalações e planos de água naturais para a prática do polo aquático, como exemplo do River Polo um torneio realizado durante muitos anos com sucesso e que potenciou o crescimento que o clube Amarantus teve.

Conseguir trazer a Vila Meã de forma regular os melhores jogadores de formação da zona norte é algo de muito bom e enriquecedor. O desporto é um veículo de promoção de estilos de vida saudáveis nas populações, a capacidade estrutural de Amarante permite colocar os "Amarantinos a nadar e a jogar.

O saber estar na água, nadar, jogar ou usufruir de todos os prazeres é algo de fundamental no desenvolvimento humano.

Na zona do Tâmega e Sousa existem muitos equipamentos desportivos que permitem a toda esta população o acesso a prática das atividades aquáticas sendo esta uma zona com capacidade para saber nadar e jogar Polo aquático.»

Os próximos Centros de Treino realizam-se dia 30 de maio em Alvalade e dia 1 de junho em Vila Meã.