Congresso Extraordinário LEN 2022 em Cascais

Image

A Liga Europeia de Natação (LEN), com apoio da Federação Portuguesa de Natação (FPN), organiza sábado, 14 de maio, em Cascais o Congresso Extraordinário LEN 2022, com a presença de 130 representantes de federações europeias, assim com observadores internacionais.

Para António José Silva, presidente da FPN, eleito presidente da LEN a 5 de fevereiro de 2022, «é uma honra e um privilégio organizar este Congresso em Portugal, a primeira reunião completa da família das federações europeias de natação, após as últimas eleições» que conta com 130 representantes de federações europeias assim com observadores internacionais.

O dirigente faz, em síntese, uma análise aos seus primeiros meses à frente dos destinos da LEN e ao programa do LEN Extraordinary Congress Cascais 2022.

«Em primeiro lugar, era importante realizar uma revisão completa dos recursos, estrutura, políticas e procedimentos da LEN, bem como métodos. Isso permite-nos fazer as mudanças necessárias para melhorar a organização, no sentido de apoiar as federações, atletas e demais elementos», revela António José Silva, defendendo que também foi vital «mudar a cultura da LEN, para torná-la mais aberta, democrática e virada para o futuro».

Importante para António Silva é o compromisso «em colocar a “Integridade” no centro do que fazemos, mas também aumentamos as nossas comunicações para que as Federações Nacionais estejam informadas o que estamos a realizar».

O dirigente federativo recorda: «este Congresso é um marco crucial porque estamos agora em condições para apresentar resultados sólidos, incluindo a parceria com a SIGA para fornecer uma auditoria independente à boa governança da LEN e o lançamento de uma nova linha direta de denúncia de integridade.»

 Importante será também «a votação dos novos estatutos que torne a LEN mais responsável e eficiente, bem como melhor alinhada com as reformas em curso da FINA».

Para isso António Silva reuniu as «contribuições de comissões recém-criadas em cada uma das disciplinas aquáticas, as comissões de programas de apoio aquático de educação, natação adaptada, aprender a nadar, abandono da natação e equidade de gênero, bem como o Comité de Reforma da FINA».