O Campeonato Nacional de Inverno Open de Natação Artística, que decorreu em Lagos a 19 e 20 de março, ficou marcado pela «evolução na forma de nadar e de coreografar» e pelo «aumento do número de atletas infantis inscritos», numa presença de 172 atletas, em representação de 16 equipas, cinco delas estrangeiras.
No plano competitivo referência para o domínio da Gesloures com destaque para o dueto livre absoluto – Cheila Vieira e Maria Gonçalves (Gesloures) a superar a importante barreira dos 80 pontos (80.4668).
De referir ainda que no Campeonato de Inverno foram selecionadas as atletas que irão integrar as seleções para as próximas competições internacionais.
Marta Martins, diretora FPN para a natação artística, destaca alguns aspectos importantes neste campeonato: «Notou-se evolução na forma de nadar e de coreografar na maioria dos clubes; As sucessivas baixas nas equipas devido a covid teve impacto na forma das atletas de alguns clubes; Boa participação a nível do escalão infantil com aumento do número de atletas participantes; Foi neste campeonato que pela primeira vez participou um atleta master masculino.
Destaque para as equipas nacionais: AMINATA, Associação 2Km de Almeirim, Cascais Water Polo Club, Clube Fluvial Portuense, Clube de Natação da Amadora, Clube de Natação de Felgueiras, Gesloures, OvarSincro Clube de Natação, PORTINADO.
Referência para a presença de sete representações estrangeiras: Academy Kiev ((Ucrânia), Bern-Basel Artistic (Suíça), DC Synchromasters (EUA), Federacion Andaluza Natacion (Espanha), Galizartistica (Espanha).
RESULTADOS: https://fpnatacao.pt/evento.php?codigo=606