Federação Portuguesa de Natação (FPN) adota, a partir de 2022, as Normas Universais SIGA - Sport Integrity Global Alliance. Ao implementar as Normas Universais sobre Integridade Desportiva, a FPN passa a ser a primeira federação desportiva em Portugal a ser membro do SIGA.
A entidade federativa responsável pela Natação em Portugal compromete-se a implementar níveis de cumprimento da Boa Governação no Desporto ao aplicar o Sistema de Avaliação e Verificação Independente do SIGA - Independent Rating and Verification System (SIRVS).
O presidente da FPN, António José Silva, e o CEO da Sport Integrity Global Alliance (SIGA), Emanuel Macedo de Medeiros, assinaram um Memorando de Entendimento, na sede da FPN, no Jamor.
O acordo, que visa promover maior integridade, transparência e responsabilidade no desporto, estabelece objetivos claros entre as partes, bem como áreas de cooperação e assuntos de interesse comum, onde se inclui:
a) Promover os valores positivos do Desporto, como a solidariedade, o respeito, a tolerância, o ‘fair-play’, a confiança, a ética, a honestidade;
b) Sensibilizar para o papel social, educativo, cultural e económico do Desporto;
c) Contribuir para alcançar a integridade e justiça no Desporto;
d) Reforçar a integridade, transparência e responsabilização no Desporto;
f) Promover e reforçar a participação dos jovens no Desporto, como trabalhadores, atletas, voluntários, dirigentes, e em muitas outras funções;
g) Fomentar a adoção das melhores práticas de desenvolvimento e proteção de crianças e jovens no e através do Desporto;
h) Promover estilos de vida saudáveis ??e positivos no e através do Desporto, prevenindo comportamentos antiéticos e desviantes e fatores de risco;
i) Apoiar o desenvolvimento de iniciativas de liderança de pensamento do SIGA para reformar o Desporto, incluindo a implementação dos Padrões Universais SIGA sobre Integridade Esportiva e o Sistema Independente de Avaliação e Verificação SIGA (SIRVS).
Após a assinatura deste acordo de cooperação, António José Silva, Presidente da FPN, justifica os motivos da adesão à SIGA: “A Federação Portuguesa de Natação apoia os esforços da SIGA para levar o Desporto a uma nova era de integridade. Estamos totalmente comprometidos com os Padrões Universais de Integridade Desportiva da SIGA e queremos dar o exemplo não apenas em nível nacional, mas também internacionalmente. É por isso que a FPN decidiu tornar-se membro do SIGA e submeter-se ao SIRVS sobre Boa Governação no Desporto. A parceria com a SIGA é a nossa forma de aderir às melhores práticas nesta área.”
O CEO Global da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros, destacou a importância desta parceria e o crescimento da SIGA em 2022. “Quero dar as boas-vindas à Federação Portuguesa de Natação à comunidade SIGA e felicitar pessoalmente o Presidente António José Silva pelo seu compromisso com a Integridade Desportiva. A Federação Portuguesa de Natação será a primeira federação desportiva em Portugal a submeter-se ao SIRVS de Boa Governação, o que demonstra uma forte vontade de inaugurar o Desporto para uma nova era. Em 2022 o SIGA já acolheu dois novos membros: o Governo dos Açores e a Federação Portuguesa de Natação, mostrando uma vitalidade sem precedentes.”
Sobre a SIGA:
E-mail para: comms@siga-sport.com .
No Twitter em https://twitter.com/SIGAlliance ,
Instagram em https://www.instagram.com/sigalliance/?hl=en
LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/sigalliance/ .