Descontentamento na LEN origina novo ato eleições

Image

A Liga Europeia de Natação (LEN), organismo que gere a modalidade na Europa vai novamente a eleições, dez meses depois da tomada de posse, para o terceiro mandato, do italiano Paolo Barelli.

No congresso deste fim de semana, algumas federações europeias mostraram-se insatisfeitas com a forma como o presidente da LEN tem dirigido os destinos da organização, com o italiano ser alvo de uma investigações judiciais por parte das autoridades suíças, relativamente à falta de transparência na tomada de decisões LEN, assim como a falta de dialogo existente com a Federação Internacional de Natação (FINA),

Perante todas estas questões, os delegados solicitaram uma nova votação onde a confiança no Bureau estaria em causa. Perante o resultado de 46 votos contra e 44 votos a favor, o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, liderando um grupo de 24 federações europeias, onde se incluíam a federação de natação alemã, francesa, russa, grega, suíça, entre outras,  exigiram a marcação de eleições antecipadas. 

Assim, a eleição para o próximo presidente, bem como novo Bureau da LEN, ficou marcado para dia 5 de fevereiro, em Paris.