Angélica e Mafalda terminam no Top 10 em Barcelona

Image

A terceira prova da Taça LEN de Águas Abertas foi montada no Moll de Bosc I Alsina, em Barcelona, e contou com 67 nadadores, 33 homens e 34 mulheres, na partida para as quatro voltas, de 2,5 km, no porto da capital da Catalunha.

A prova masculina foi a primeira e a representar as cores Lusas estavam Tiago Campos e Diogo Cardoso. O nadador olímpico teve um bom arranque mas perto do meio da prova, quando seguia no grupo que tentava alcançar o líder, contornou uma das boias que assinalavam o percurso pelo lado de fora, valendo-lhe a imediata desclassificado. Assim, todas as atenções ficaram voltadas para Diogo Cardoso que terminou na vigésima quarta posição com o tempo de 2:01:12.0, a pouco mais de 12 minutos do vencedor, o alemão Florian Wellbrock, que terminou os 10km em 1:48:20.1.

Dez minutos depois da partida dos homens, foi a vez da prova feminina, onde competiam Angélica André, Mafalda Rosa e Mariana Mendes. Sempre no grupo da frente, as nadadoras portuguesas controlaram muito bem a corrida e assim se mantiveram até ao final. Angélica André foi a melhor classificada ao terminar na oitava posição com 1:57.19.9, a apenas 14 segundos da vencedora, a alemã Jeannette Spiwoks que concluiu a prova em 1:57.05.8. 

No décimo lugar, a 16 segundos da primeira classificada chegou Mafalda Rosa, com o tempo de 1:57:21.8. Na trigésima posição, com 2:08:38.7, a 11:32.9 da vencedora, terminou Mariana Mendes.

No final da prova, Daniel Viegas, Diretor Técnico Nacional da disciplina de Águas Abertas fala numa competição com “muito nível! As melhores seleções da Europa estiveram presentes, com os seus medalhados olímpicos.”

O responsável acrescenta que o objetivo era “abrir a época com os nadadores da seleção absoluta e perceber em que ponto estamos para começar a definir o trabalho para o futuro. Os resultados foram bons, com a Angélica e a Mafalda a mostrarem que estão em condições para estar no pelotão dianteiro. A Mariana, com menos experiência e menos treino neste momento, acabou por sofrer um pouco na 2.ª metade da prova. O Tiago, fruto de uma distração e de um percurso muito complexo, falhou uma boia na reta da meta. O Diogo, numa situação semelhante à da Mariana, também acusou o facto de ainda estarmos no inicio de época.”

Em jeito de balanço, Daniel Viegas considera ter sido uma prova “muito positiva, dando à Direção Técnica e aos Treinadores importantes indicadores para o trabalho a desenvolver”.

A próxima prova da Taça LEN de Águas Abertas realiza-se no próximo dia 3 de outubro em Piombino, Itália.