Onze recordes nacionais em três dias de provas no Jamor

Image

O Open de Portugal – Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos que se realizou entre 30 de julho a 1 de agosto no Complexo de Piscinas do Jamor trouxe onze novas marcas.

Ana Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, foi a primeira a impor novos máximos nacionais, ao terminar os 100m Bruços, em 1:08.69, batendo desta forma os recordes nacionais Sénior e Absoluto na distância. Ainda na sexta-feira, Tiago Neves, do Clube de Futebol “Os Belenenses” fez cair a marca nos 100m Bruços, Escalão S15, em Natação Adaptada.

Também nas Piscinas do Jamor, à margem do Open de Portugal, foram promovidas três provas de Estafeta Mista Juvenil (4X100m Livres, 4X50m Estilos e 4X100m Estilos) onde foram batidos oito recordes nacionais.

No final da última competição da época 2020/2021, o Diretor Técnico Nacional da disciplina de Natação Pura e Diretor Técnico da prova, José Machado, realça ter-se chegado ao final “não de uma mas de duas épocas que foram atípicas e que, previsivelmente, deixariam algumas quebras quer quantitativas quer qualitativas.” 

O responsável da Federação Portuguesa de Natação mostrou-se agradado com o desenrolar da competição ao afirmar que o “facto de termos realizarmos este campeonato é, já por si, um indicador de que pudemos caminhar para a normalidade com os resultados a ultrapassarem as expectativas. A aplicação e empenho dos nadadores são reveladores do entusiasmo pelo regresso a um campeonato nacional, sendo este o principal fator positivo a retirar.

José Machado destaca o recorde nacional Absoluto de Ana Rodrigues “por ser um resultado que traz perspetivas de futuro muito interessantes para a nadadora e para a nossa natação.”

As classificações estão disponíveis em: https://fpnatacao.pt/Resultados/provas2021/11cnjuvabsOPEN/