O World Para Swimming Championship realiza-se entre 12 e 18 de junho de 2022 e são esperadas de perto de mil pessoas entre nadadores e restante staff, originários de 75 países.
Na cerimónia de apresentação do evento, o Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, acredita que o evento trará um retorno direto na ordem dos 6 milhões de euros, acrescentando que a grande maioria desse “valor ficará na Região”.
O responsável da FPN referiu ainda que em 2023 e 2024 que o Funchal voltará a ser o palco de grandes eventos internacionais, já planeados.
O Presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva, destaca que a escolha do Funchal para anfitrião de provas desportivas “é um sinal de confiança” por parte dos organismos nacionais e internacionais “na capacidade organizativa da ANM.”
Já o Secretário Regional com a tutela do Desporto, Jorge Carvalho, considera “extremamente significativo o impacto que alcançado com o Europeu” afirmando que a organização do Mundial é o “reconhecimento da competência que existe na região.”
Á margem da apresentação do Mundial, foram divulgados os resultados financeiro com o retorno mediático do Europeu de Natação Adaptada, que se realizou no passado mês de maio. O estudo da empresa “Press Power” incidiu entre 1 de março e 9 de junho de 2021 e concluiu que foram produzidas um total de 545 noticias sobre o Campeonato da Europa de Natação Adaptada, o que se traduziu em perto de 9 milhões e 800 mil euros em publicidade.