Era o jogo mais esperado do fim de semana e tudo indicava que o Clube Fluvial Portuense ia conquistar o titulo já hoje, uma vez que levava três golos de vantagem no confronto direto, mas a Vitória Sport Clube trocou as voltas ao adversário e mostrou que é preciso chegar ao final do campeonato para se conhecer o vencedor.
Desde cedo se percebeu que o jogo grande da quinta e penúltima jornada ia ser decidido nos pormenores. Com um ritmo alucinante e muito estrategicamente preparado, o encontro chegou ao final da primeira parte empatado a três golos. Apesar do segundo tempo iniciar com um golo do Fluvial foi o Vitória a terminar os oito minutos a vencer por 5-6.
Na segunda metade da partida, o equilíbrio foi uma constante uma vez que sempre que uma das equipas marcava, a outra anulava a vantagem até aos 8-8 no final do terceiro período. Num dos jogos mais intensos do campeonato, os homens do Vitória sabiam que bastava ganharem o encontro por três golos de diferença para anular a vantagem do Fluvial e foi o que aconteceu, a pouco mais de um minuto do final os visitantes conseguiram fixar o marcador em 8-11.
Mas a quinta jornada da segunda fase do Campeonato de Portugal de Polo Aquático A1 masculino começou às 14h com o jogo entre o Clube Naval Povoense e o SSCM Paredes nas Piscinas Municipais da Senhora da Hora. Os primeiros oito minutos do jogo foram favoráveis ao Paredes que terminou o parcial a vencer por 1-2. No segundo período, o Povoense entrou bem na partida mas foi incapaz de parar a equipa adversária que dilatou o resultado até aos 3-7.
Apesar de já ter garantido a manutenção, a equipa da casa conseguiu ir reduzindo a diferença até aos 5-7 no final do terceiro tempo. O quarto período foi o mais bem disputado e emotivo, principalmente nos últimos 45 segundos com o Povoense a arrancar o empate a nove bolas e deixar tudo em aberto na luta pelo quinto lugar.
Nas Piscinas Municipais da Abobada, assistiu-se à partida entre o Cascais Water Polo e o Sporting Clube de Portugal, os dois últimos classificados do campeonato. Apesar de terem sido os visitantes os primeiros a marcar, o Cascais não só anulou a vantagem como terminou o primeiro parcial a vencer por 3-2. Na entrada para o segundo tempo, o Sporting não só consegue a igualdade, como começa a distanciar-se até aos 5-7.
A superioridade do Sporting manteve-se ao longo do terceiro período até 7-11 e continuou na última parte até aos 8-16 com que terminou o encontro.
Na última vez que se encontraram, Clube Aquático Pacense e Sport Algés e Dafundo empataram a onze golos, mas este sábado, o confronto entre as duas equipas definia o terceiro classificado no campeonato. A igualdade a cinco no final do primeiro período mostra bem o equilíbrio entre ambas as equipas. No segundo tempo continuou a assistir-se a um jogo muito bem disputado com vantagem para o Pacense que terminou a ganhar por 7-6. A vantagem- pela margem mínima- manteve-se até aos 11-10 no final do terceiro parcial. No último tempo, quando todos esperavam um empate, o Algés consegue marcar no último segundo e assegurar o terceiro lugar com o resultado final de 13-14.
No único jogo deste sábado a contar para o Campeonato de Portugal A1 feminino, as Campeãs viajaram até às Piscinas Municipais de Paços de Ferreira para jogar contra o Clube Aquático Pacense.
A primeira parte trouxe um Sport Lisboa e Benfica muito forte e uma defesa à zona por parte do Pacense impedia os avanços e fez com que o intervalo chegasse com os visitantes a ganhar por 1-3. As encarnadas fechavam muito bem os espaços e era com dificuldade que a equipa da casa rematava à baliza adversária e isso refletia-se nos 3-6 no final do segundo tempo. No terceiro período, as visitantes conseguiram aumentar a vantagem até aos 5-10 e nos últimos oito minutos, o Benfica sofreu um golo, marcou mais cinco e fixou o resultado em 6-15. Depois do final do jogo, as jogadoras do Sport Lisboa e Benfica receberam as medalhas e a taça de vencedoras do Campeonato de Portugal de Polo Aquático A1 feminino.